
A quinta-feira de Natal (25) é de sol e calor forte na cidade do Rio de Janeiro. Segundo o Sistema Alerta Rio, a previsão para todo o dia é céu claro a parcialmente nublado, sem ocorrência de chuva e com temperatura máxima podendo chegar a 40°C. Os ventos devem soprar de fracos a moderados ao longo do dia.
Ainda na véspera de Natal, às 15h50 desta quarta-feira (24), a capital fluminense atingiu o terceiro nível do Protocolo de Calor (Calor 3). Esse estágio é caracterizado por índices elevados de calor, entre 36°C e 40°C, com previsão de permanência ou aumento por pelo menos três dias consecutivos. O nível antecede os dois estágios considerados mais críticos, o que reforça a necessidade de cuidados redobrados.
A previsão para os próximos dias indica a manutenção desse quadro. Entre sexta-feira (26) e segunda-feira (29), o Rio deve seguir com céu claro a parcialmente nublado, sem chuva, ventos fracos a moderados e temperaturas elevadas.
O Alerta Rio e a Secretaria Municipal de Saúde recomendam medidas simples para minimizar os efeitos do calor, como beber bastante água, usar roupas leves, manter os ambientes ventilados, fazer refeições leves, utilizar protetor solar e evitar atividades físicas ao ar livre entre 10h e 16h.
A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) emitiu um alerta para os 92 municípios fluminenses sobre o início de um período de calor excessivo a partir do Natal. De acordo com o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS/SES-RJ), 22 municípios devem enfrentar excesso de calor no dia 25, em níveis que variam de leve a extremo. A capital está classificada como nível severo.
Entre os municípios com previsão de calor extremo estão Itaboraí, Itaguaí, Japeri, Mesquita, Niterói, Paracambi, Piraí, Queimados, São Gonçalo e Seropédica. Já Nova Iguaçu, Barra do Piraí, Belford Roxo, Maricá, Rio de Janeiro, Saquarema e Tanguá devem enfrentar calor severo. Araruama, Guapimirim, Pinheiral, Rio Bonito e Volta Redonda aparecem na categoria de calor leve.
“Este alerta serve para que os municípios se preparem e ofereçam pontos públicos de hidratação e refúgios térmicos para cuidar da saúde da população. Notamos um aumento na frequência de problemas cardiovasculares durante esses períodos, portanto, o cuidado deve ser redobrado”, disse a secretária de Estado de Saúde, Claudia Mello.
Segundo a SES-RJ, grupos como idosos, crianças, pessoas acamadas e trabalhadores expostos ao sol estão entre os mais vulneráveis aos efeitos do calor prolongado. As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) estaduais funcionam como pontos públicos de hidratação durante todo o ano.
A secretaria reforça que o risco é calculado com base na comparação das temperaturas atuais com as máximas dos últimos 30 anos, além da avaliação de madrugadas mais quentes, que reduzem a capacidade de adaptação do corpo humano.
Geral Site da Caixa é o único oficial para apostas online da Mega da Virada
Geral Rio inicia credenciamento de ambulantes para o carnaval de rua 2026
Geral Pilotos e comissários podem entrar em greve a partir de 1º de janeiro
Geral Mulheres veem no Natal a data para deixar a saudade e unir a família
Geral Tornado destelha escola e residências no Rio Grande do Sul
Geral Polícia Civil apreende R$ 1,7 milhão do Comando Vermelho no Amazonas
Tocantins Governo do Tocantins fortalece a educação pública com investimentos em infraestrutura e valorização dos servidores com foco na melhoria da aprendizagem
Tocantins Com mais de 30 mil atendimentos em 2025, Procon Tocantins intensifica sua atuação na proteção do consumidor
Geral Brasil tem previsão de Natal com ondas de calor e chuvas