
Com o objetivo de formar profissionais comprometidos com a excelência do cuidado, o Governo do Tocantins promove a qualificação dos profissionais de saúde, por meio de Programas de Residência em Saúde no Tocantins. Foram autorizadas pelo Ministério da Educação (MEC), a oferta de residências médicas em cirurgia cardiovascular, medicina de família e comunidade, enfermagem obstétrica, reabilitação da pessoa com deficiência, entre outras especialidades. A previsão é que os profissionais já sejam especializados a partir de março de 2026.
A ação se deu mediante o empenho das equipes da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), e Escola Tocantinense do Sistema Único de Saúde Dr. Gismar Gomes (Etsus) que atuou no MEC, à Comissão Nacional de Residência Médica (CNRMS) e à Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde (CNRMS).
Pela Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde, foi autorizada, no último dia 10 de dezembro, a realização nas unidades de saúde do Estado, dos programas de residência médica em cirurgia cardiovascular; medicina de família e comunidade; além de áreas estratégicas na alta complexidade e atenção primária à saúde.
No dia 17 de dezembro, foram autorizados Programas de Residência Multiprofissional em Urgência e Emergência e Reabilitação da Pessoa com Deficiência. Além disso, foram autorizadas duas residências em enfermagem obstétrica, que serão sediadas no Hospital e Maternidade Dona Regina Siqueira Campos (HMDR), em Palmas, e Hospital Dom Orione (HDO), em Araguaína.
Segundo a diretora da Escola Tocantinense do SUS, Dr. Gismar Gomes, Raimunda Fortaleza, é um grande avanço para o estado do Tocantins a oferta de Residências em Saúde, pois qualifica a prestação do serviço e fixa profissionais, impactando diretamente na qualidade do atendimento à população.
“As autorizações representam reconhecimento técnico-institucional da capacidade formadora do Estado, como também um investimento direto na qualificação da força de trabalho. Ao formar profissionais críticos, éticos e preparados para atuar de forma resolutiva, as residências em saúde surgem com um papel estratégico no desenvolvimento do SUS e no fortalecimento das políticas públicas no Tocantins, como nos determina o governador Wanderlei Barbosa”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto.
Saúde Estado de São Paulo confirma segundo caso de sarampo em 2025
Saúde Saúde libera mosquitos estéreis para frear reprodução do Aedes
Saúde Um em cada 10 agentes penitenciários teve diagnóstico de depressão
Saúde SUS faz mutirão com 61 mil cirurgias e exames neste fim de semana
Tocantins Governo do Tocantins amplia a rede de proteção ao trabalhador com dois novos Centros de Referência habilitados pelo Ministério da Saúde
Tocantins Governo do Tocantins ultrapassa 15 mil cirurgias eletivas e supera meta projetada para 2025