
A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP/TO) participou do evento que encerrou aOperação Protetor dos Biomas 2025, que ocorreu nos dias 9 e 10 de dezembro, em Brasília/DF. O encontro ocorreu no Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipan) e contou com a participação de representantes dos nove estados que compõem a Amazônia Legal.
Representando o estado do Tocantins, estiveram presentes: o delegado de Polícia Civil, Bernardo José Rocha Pinto (por parte do Comitê Gestor estadual); o oficial Investigador da Polícia Civil, Shinayder Neres do Vale; o tenente-coronel da Polícia Militar, Geraldo Magela Azevedo Silva Júnior; e o tenente-coronel do Corpo de Bombeiros Militar, Alex Matos Fernandes.
AOperação Protetor dos Biomas,promovida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), constitui, atualmente, o principal esforço integrado de Segurança Pública voltado à proteção ambiental no país. Por meio da articulação entre forças estaduais e federais, a operação promove o enfrentamento sistemático ao desmatamento, às queimadas criminosas, às grilagens de terra, ao garimpo ilegal, dentre outros crimes correlatos.
Os dois dias de evento foram marcados pelo compartilhamento de experiências e pelas boas práticas entre as unidades da federação.
Para o delegado de Polícia Civil, Bernardo Pinto, “o evento encerrou da melhor maneira possível o ciclo de operações relacionadas ao Amas [Amazônia Segurança e Soberania]. A presença de representantes do Tocantins nesses encontros é de fundamental importância para o fortalecimento das relações com os demais órgãos de Segurança Pública, além de possibilitar o compartilhamento de experiências exitosas”.
A superintendente de Segurança Integrada e presidente do Comitê Gestor do Programa Amas no estado do Tocantins, Fátima Holanda, destacou a relevância das ações realizadas. “O Tocantins está de parabéns pelas operações desenvolvidas. Estamos sempre em busca de verbas para que os crimes ambientais no bioma Amazônia Legal sejam combatidos com eficiência”.
Ao final do evento, foi produzida uma Carta de Intenções, assinada por todas as autoridades presentes, onde foram feitos encaminhamentos com solicitações e sugestões aos diversos órgãos integrantes do sistema Amas.
Tocantins Unitins divulga resultado preliminar do vestibular 2026/1 para os cursos do TO Graduado
Geral Anac estende horário do Aeroporto Congonhas até as 23h59
Geral Ventos fortes afetam pelo menos 110 voos em Congonhas nesta quinta
Geral São Paulo tem quase 17% dos consumidores sem energia
Tocantins Tocantins ultrapassa, pela primeira vez, a marca de 30 mil empresas abertas em um único ano
Geral Paraná sofrerá influência de área de instabilidade vinda do Paraguai
Tocantins Em Goiânia, Secretaria da Segurança Pública do Tocantins participa do 4º Encontro da Rede Nacional de Unidades Especializadas de Enfrentamento ao Narcotráfico
Geral Nova fase da Operação Contenção retira barricadas em São Gonçalo
Geral MIDR reconhece situação de emergência em 21 municípios