Quinta, 11 de Dezembro de 2025
24°

Tempo nublado

Palmas, TO

Geral Tocantins

Adapec reforça parceria com IBGE na produção de estatísticas agropecuárias do Tocantins

Parceria amplia a integração técnica entre os órgãos para qualificar as informações que orientam o planejamento do setor agropecuário

10/12/2025 às 17h15
Por: Redação Fonte: Secom Tocantins
Compartilhe:
Reunião no IBGE sobre estatísticas agropecuárias reuniu órgãos ligados ao setor - Foto: Divulgação
Reunião no IBGE sobre estatísticas agropecuárias reuniu órgãos ligados ao setor - Foto: Divulgação

A Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec) participou, nesta quarta-feira, 10, da segunda reunião anual de Estatísticas Agropecuárias promovida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em Palmas. A Agência é parceira do IBGE no fornecimento e no compartilhamento de informações que subsidiam os levantamentos sobre a produção agrícola e pecuária do estado.

Durante o encontro, o IBGE apresentou as atualizações mais recentes das pesquisas agropecuárias, incluindo análises sobre o desempenho das principais culturas, cenários da próxima safra e panorama das atividades pecuárias no Tocantins. As instituições participantes discutiram tendências, desafios e fatores que influenciam o setor, além de aprimorar o alinhamento técnico para consolidação dos dados do estado.

O diretor de Defesa, Inspeção e Sanidade Vegetal da Adapec, Alex Sandro Arruda Farias, destacou a relevância da participação da Agência. “Trabalhamos com dados em diversos segmentos do setor agropecuário que orientam nossas ações e nossos planejamentos na defesa agropecuária. Por isso, somos parceiros do IBGE no compartilhamento dessas informações, que são essenciais para as nossas tomadas de decisão e para o fortalecimento do setor produtivo”, enfatizou.

Além da Adapec e do IBGE, estiveram presentes representantes da Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan), da Federação da Agricultura e Pecuária do Tocantins (Faet), da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.