
Por: Heliana Oliveira – Secom Gurupi
Fotos: Lino Vargas

A Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Juventude e Esportes, promoveu na manhã desta terça-feira, 09, o Fórum Comunitário do Selo UNICEF, um importante espaço de diálogo, escuta e construção coletiva voltado à promoção e garantia dos direitos de crianças e adolescentes no município.
O evento reuniu representantes do poder público, conselhos de direitos, lideranças comunitárias, profissionais das áreas de saúde, educação e assistência social, além de membros da sociedade civil. O objetivo foi avaliar indicadores sociais, identificar desafios e construir estratégias que fortaleçam as políticas públicas voltadas à infância e adolescência em Gurupi.
O secretário municipal de Juventude e Esportes e presidente do Conselho Municipal da Criança e Adolescente, Iron Júnior, ressaltou que o Fórum é um marco fundamental no processo de participação do município no Selo UNICEF.
“O Fórum Comunitário reafirma o compromisso da gestão municipal com a equidade, a inclusão social e o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes. No futuro, o município realizará novos encontros, que permitirão o monitoramento contínuo das ações, a avaliação dos resultados alcançados e o aprimoramento das estratégias conforme as demandas da população”, destacou.

Presente no evento, a prefeita Josi Nunes reforçou a necessidade de que os municípios priorizem não apenas a elaboração, mas também o financiamento das políticas públicas destinadas à infância e adolescência.
“As políticas públicas sem orçamento não se concretizam. Estamos comprometidos não só no planejamento dessas ações, mas também em garantir recursos financeiros e buscar emendas parlamentares para implementá-las, promovendo o desenvolvimento dessa fase tão importante da vida”, afirmou.

O presidente do Conselho Tutelar de Gurupi, Carlos Eduardo, também enfatizou a relevância do encontro. Segundo ele, o Fórum permitiu discutir políticas públicas essenciais e apresentar as principais demandas atendidas pelo órgão, especialmente nas áreas de saúde, assistência social e demais políticas de garantia dos direitos de crianças e adolescentes.
Fórum

Os Fóruns Comunitários são momentos de planejamento participativo, troca de informações e diálogo entre diversos membros da comunidade sobre políticas públicas municipais voltadas para crianças e adolescentes. A sua realização é de caráter obrigatório para a certificação no Selo UNICEF e acontece em dois momentos – o 1º Fórum Comunitário ao início da edição, e o 2º Fórum Comunitário ao final da edição.
É no Fórum Comunitário que a comunidade analisa a situação local das crianças e dos adolescentes, define ações pela garantia dos direitos da infância e adolescência e monitora e avalia o impacto de projetos, programas e políticas sociais voltadas para a melhoria das condições de vida da população de zero a 18 anos incompletos. Os Fóruns devem ser coordenados pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), em articulação com a Comissão Intersetorial do Selo UNICEF.
Tocantins Em Brasília, Segurança Pública do Tocantins participa do 1º Encontro Nacional de Coordenadores das Operações Integradas de Enfrentamento à Violência contra Pessoas Vulnerabilizadas
Tocantins Naturatins sediará oficina sobre pesca amadora sustentável nesta sexta-feira, 12
Geral Polícia prende sete suspeitos de envolvimento em fraudes financeiras