Terça, 09 de Dezembro de 2025
29°

Parcialmente nublado

Palmas, TO

Geral Tocantins

Naturatins sediará oficina sobre pesca amadora sustentável nesta sexta-feira, 12

Ação é aberta a pescadores, guias, gestores, estudantes, pesquisadores e demais interessados

09/12/2025 às 13h51
Por: Redação Fonte: Secom Tocantins
Compartilhe:
Ação é aberta ao público, especialmente a pescadores, guias, gestores, estudantes, pesquisadores e demais interessados - Foto: Divulgação/Governo do Tocantins
Ação é aberta ao público, especialmente a pescadores, guias, gestores, estudantes, pesquisadores e demais interessados - Foto: Divulgação/Governo do Tocantins

O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) sediará, nesta sexta-feira,12, uma oficina sobre gestão sustentável da pesca amadora no estado. O evento, aberto ao público, ocorrerá às 14h, no auditório da sede do órgão, e contará com a apresentação do livro “Pesca Amadora no Brasil: um panorama sobre estudos, políticas públicas e desafios de gestão”.

A obra foi coordenada pelo Professor Dr. Domingos Garrone Neto e financiada pelo Ministério da Pesca e Aquicultura. A iniciativa é voltada especialmente a pescadores, guias, gestores, estudantes, pesquisadores e demais interessados.

Com duração de quatro horas, a programação incluirá rodas de conversa e troca de informações sobre as melhores práticas da pesca esportiva. Haverá também o lançamento de uma websérie dedicada ao tema. “O Tocantins tem se destacado cada vez mais na área do Turismo de Pesca Esportiva, se tornando um dos principais destinos para a prática dessa atividade. Essa parceria é importante pois com essa demanda crescendo, também aumenta os desafios em conciliar a conservação dos rios e das nossas espécies com o turismo”, explica a Diretora de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Naturatins, Perla Oliveira.

Segundo o professor Domingos Garrone, as oficinas buscam aproximar guias de pesca e outros profissionais do segmento ao conhecimento científico. “A intenção é que os conhecimentos científicos mais atuais cheguem a essas pessoas de forma didática e aplicada, objetivando profissionalizar cada vez mais as pessoas que atuam com o turismo de pesca. Disseminar conhecimentos a respeito das melhores práticas de manuseio de peixes é fundamental para que a atividade seja cada vez mais sustentável”, completa.

A parceria integra as iniciativas do Naturatins para aprimorar a gestão ambiental, fomentar o uso sustentável dos recursos pesqueiros e capacitar profissionais e praticantes no estado. As próximas ações ocorrerão nos municípios de Caseara e Araguacema. A primeira está agendada para sábado, 13, das 8h às 12h, no Auditório do Centro de Visitação do Parque Estadual do Cantão (PEC), em Caseara. A segunda será realizada na próxima terça-feira, 16, no mesmo horário, no Centro de Atendimento ao Turista da Secretaria de Turismo, em Araguacema.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.