
As ações do Governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/TO), para coibir infrações e crimes de trânsito relacionados ao consumo de álcool durante a Operação Lei Seca, entre os dias 28 de novembro e 1º de dezembro, colocaram o Tocantins em quarto lugar em ranking nacional elaborado pelo Fórum Permanente Operações Lei Seca do Brasil.
O Detran/TO realizou nesse período ações em23 municípios do estado,mobilizando 34 agentes de trânsito dispostos em 11 viaturas, e realizando 426 testes do bafômetro para detectar a presença de álcool no organismo dos condutores.
O presidente do Detran/TO, Saboinha Júnior, destacou o compromisso da gestão em garantir a segurança viária do estado e o bem-estar da população. "Nós estamos trabalhando arduamente para prevenir sinistros e mortes de trânsito causados pela influência de álcool e direção. Caminhamos agora para o final do ano e iremos mobilizar o máximo do efetivo dos agentes de trânsito para coibir infrações e crimes de trânsito, em especial a alcoolemia e embriaguez ao volante", destacou.
Ainda, o gerente de Fiscalização e Segurança do Detran/TO, Enildo Leite, ressaltou a importância do esforço das equipes estaduais para a segurança no trânsito. "Esses números são frutos de um trabalho coordenado que contou com a participação de profissionais qualificados. Por meio de ações estratégicas foi possível atuar em diversos municípios e assim coibir a ocorrência de alcoolemia e embriaguez que têm causado tragédias irreversíveis em todo o país", reforçou.
Balanço da operação
Durante a operação, o Detran/TO atuou em conjunto com 38 membros das forças de segurança, que incluíam a Polícia Militar do Tocantins (PMTO), o Batalhão de Polícia Militar Rodoviário e de Divisas (BPMRED) e a Guarda Municipal de Araguaína.
As equipes abordaram 918 veículos e alcançaram 4 mil pessoas. Os agentes de Trânsito removeram 33 veículos, sendo 25 motocicletas e oito automóveis; nos municípios de Palmas, Novo Alegre, Aurora, Lavandeira, Taguatinga, Formoso do Araguaia, Araguaçu, Alvorada, Sandolândia, Peixe, Porto Nacional, Miracema do Tocantins, Miranorte, Lajeado, Gurupi, Colméia, Couto Magalhães, Araguaína, Guaraí, Pedro Afonso, Colinas do Tocantins, Santa Maria do Tocantins, Tabocão e o distrito de Luzimangues.
Dos testes do bafômetro realizados, 19 deram positivos, 407 negativos, e houve 14 recusas. Foram 10 autuações por infração de alcoolemia e nove condutores autuados por concentração de álcool igual ou superior a 0,34mg/L, o que configura crime de embriaguez ao volante, conforme art. 306 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Do total de recusas, os agentes de trânsito identificaram dois condutores visivelmente embriagados. Em caso de constatação de sinais de alteração da capacidade psicomotora, como dificuldade para ficar de pé; fala arrastada; hálito etílico; olhos vermelhos; agressividade; e falta de memória, os condutores são encaminhados à delegacia mais próxima.
Ainda nas localidades, as equipes de fiscalização registraram dois Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por desacato aos agentes de trânsito.
O Detran/TO e demais forças de segurança do estado, têm participado ativamente das operações da Lei Seca Nacional. Além disso, o órgão atua em patrulhamento diário, operações sazonais e campanhas, na qual os agentes trabalham prontamente para coibir a direção veicular sob o efeito de álcool e drogas, mantendo o compromisso com a segurança viária e o bem-estar da população tocantinense.
Operação Lei Seca Nacional
A Operação Lei Seca Nacional é realizada periodicamente pelos Detrans dos 27 estados do país e do Distrito Federal. Nessa última operação, em um esforço conjunto com as demais forças de segurança estaduais e municipais, foram aplicados 17.890 testes do bafômetro e autuados 1.316 condutores por assumir o volante sob a influência de álcool. Ainda, foram registrados 325 casos de infração por alcoolemia, 214 crimes de embriaguez ao volante e 777 recusas ao teste.
Ranking
Divulgado na segunda-feira, 1° de dezembro, o ranking da Operação Lei Seca Nacional é realizado pelo Fórum Operações Lei Seca do Brasil, que é uma iniciativa associativa, composta por representantes dos Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans) de todo o país. Trata-se de uma ação vinculada à Associação Nacional dos Detrans (AND), entidade sem fins lucrativos que promove a troca de informações e experiências entre os Detrans.
Ficaram à frente do Tocantins no ranking, os estados de Mato Grosso (1º), Rondônia (2º) e Bahia (3º).
Tocantins Segurança Pública do Tocantins informa que corpo não identificado aguarda reconhecimento no IML de Palmas
Tocantins Segurança Pública do Tocantins informa que corpo não identificado e não reclamado aguarda reconhecimento no IML de Palmas
Tocantins Polícia Civil do Tocantins deflagra operação para investigar direcionamento de licitações e desvio de recursos da merenda escolar em Alvorada
Tocantins Tocantins alcança 4º lugar em ranking nacional de combate à alcoolemia e embriaguez no trânsito
Tocantins Governo do Tocantins fortalece agenda logística e reconhece potencial estratégico do Porto de Praia Norte
Geral Feminicídio: Ministras lamentam morte de servidoras do Cefet-RJ
Geral 2025 já é o ano com maior número de feminicídios na capital paulista
Tocantins Comemorando o Capital por um Dia, governador Laurez Moreira traz para Miracema o lançamento oficial do programa Tocantins Presente
Tocantins Naturatins intensifica ações de conscientização e fiscalização durante a piracema, no norte do estado