
Um momento que celebrou a união da leitura e escrita; do incentivo ao pensamento crítico; e da promoção da educação para o trânsito entre estudantes tocantinenses. Foi com esses motes que o Governo do Tocantins, por meio do Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran/TO), e a Prefeitura de Pedro Afonso, via Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizaram a premiação doProjeto de Redação: educando para o trânsito, no município de Pedro Afonso, nesta terça-feira, 2.
A iniciativa é realizada pelo Detran/TO, em parceria com a Semed, e mobilizou 270 estudantes do 5º ano das Escolas Municipais Sousa Aguiar, Jandervan e José Combas Almeida. As redações seguiram o modelo dissertativo-argumentativo, com exposições de ideias e defesa de uma tese, sustentadas em autores da temática, dados e pesquisas na área do trânsito, além da apresentação de propostas de intervenção social.
A estudante Izadora Martins Gomes, vencedora do primeiro lugar do concurso, relata que o processo de realização da redação foi marcado por muita leitura e pela aquisição de conhecimento sobre o trânsito. “Para a minha escrita, eu comecei a ler os panfletos e os livros distribuídos pelo Detran para entender sobre o trânsito. Depois, fiz outras pesquisas em outros lugares para ampliar meus conhecimentos sobre a temática. Isso me ajudou bastante a ver a importância de seguir as leis de trânsito”, relata a estudante.
O educador de Trânsito do Detran/TO em Pedro Afonso e também coordenador do projeto, Fabrício Rocha de Sousa, destaca a importância do projeto às crianças. “A redação fomentou a escrita e a leitura das nossas crianças e também as aproximou da educação para o trânsito, que desempenha um papel crucial na construção de um trânsito mais seguro”, destaca o educador.
A gerente de Educação para o Trânsito, Hélida Christina Noronha, ressaltou os impactos dessas iniciativas entre os governos estadual e municipal em prol das crianças no trânsito tocantinense. “Nós estamos desenvolvendo, nessas crianças que se encontram na principal fase de desenvolvimento, a busca pelo conhecimento, em especial as regras de trânsito. Mais do que escrita e leitura, este projeto incentiva a formação de futuros condutores mais prudentes e qualificados, contribuindo para a construção de um trânsito mais seguro”, ressalta a gerente.
O presidente do Detran/TO, Saboinha Júnior, enfatiza a atuação do órgão no âmbito da educação para o trânsito nas escolas. “Este projeto simboliza o compromisso do órgão com educação para o trânsito dentro do ambiente escolar, que deve começar na base, que é a educação infantil. Nós queremos que a educação para o trânsito esteja presente nesses espaços, instigando desde cedo a necessidade de se adotar medidas mais prudentes ao dirigir, pilotar, pedalar ou caminhar nas vias”, evidencia o presidente.
Prêmios e vencedores
O projeto premiou todos os estudantes pelo reconhecimento e pelo esforço no projeto. As noves melhores redações ganharam um kit especial e certificados. Além disso, dois celulares e um notebook foram direcionados aos três primeiros colocados. Conquistaram os três primeiros lugares os estudantes: Izadora Martins Gomes (1º), Maria Júlia Barbosa de Amorim (2º) e Rafael Morais Borges (3º).
Avaliação e critérios
As redações foram avaliadas por João Djane Assunção da Silva; jornalista, mestre em Educação e doutor em Comunicação; e por Lia Raquel Mascarenhas Lacerda, jornalista, escritora e revisora textual, e mestre em Direito. Para a correção das redações, os avaliadores levaram em consideração, os seguintes critérios: Originalidade e Criatividade: Abordagem inovadora e envolvente do tema; Segurança na Abordagem do Tema: Compreensão sólida sobre segurança no trânsito; Coerência e Coesão: Desenvolvimento lógico e claro das ideias; Argumentação: Argumentação consistente, com uma ideia central bem definida; Domínio Linguístico: Bom uso da língua portuguesa, com variedade vocabular e Adequação Formal: Correta ortografia e estrutura organizacional do texto.
Geral Estado de SP tem mais uma morte por causa da chuva; total chega a 11
Geral Mega-Sena sorteia prêmio acumulado em R$ 41 milhões neste sábado
Geral INSS bloqueia repasses a Master por problemas em consignados
Geral Dezenas de ônibus de uma mesma empresa urbana são apedrejados no DF
Tocantins SSP/TO apresenta estrutura do novo Complexo de Delegacias de Taquaralto a representantes do Fundo Nacional de Segurança Pública
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa entrega sementes do programa Mesa Farta a agricultores familiares de São Félix do Tocantins, no Jalapão
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa participa da passagem de comando do 13º BPM em São Félix do Tocantins e entrega R$ 3,5 milhões em investimentos para a unidade
Tocantins Governo do Tocantins prorroga prazo para confirmação de matrícula de estudantes novatos na rede estadual de ensino
Tocantins Governo do Tocantins alerta produtores de soja sobre prazo para cadastro de áreas cultivadas