
O Governo do Tocantins assinou, nesta segunda-feira, 1º, o Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para instituir e formalizar o Comitê Interinstitucional de Acompanhamento Integral da Criança e do Adolescente com Deficiência e de suas Famílias. O acordo foi celebrado entre o Estado, a Defensoria Pública do Tocantins (DPE-TO) e a Prefeitura de Palmas, em solenidade realizada na sede da instituição.
De iniciativa da DPE-TO, por meio do Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes (Nudeca), o Comitê Interinstitucional será responsável pela articulação de políticas públicas nas áreas de educação, saúde e assistência social; a participação ativa nas reuniões do Comitê; o intercâmbio de informações técnicas; a indicação de representantes titulares e suplentes para o Comitê Gestor Interinstitucional e a colaboração no atendimento, acompanhamento e encaminhamento de estudantes com deficiência e seus familiares.
O documento foi assinado pelo secretário de Estado da Educação, Hercules Jackson; pela secretária de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social, Ana Carina Souto; pela secretária-executiva da Saúde, Ana Paula Abadia; pelo prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos; pela primeira-dama do município e secretária de Ação Social e da Mulher, Polyanna Siqueira Campos, pela secretária municipal da Educação, Anice de Souza Moura, e pela secretária-executiva de Saúde Ludmila Monturil.
Durante a solenidade, o secretário de Estado da Educação, Hercules Jackson, destacou o compromisso do Governo do Tocantins com o trabalho em rede. “A Seduc [Secretaria de Estado da Educação] será uma parceira grandiosa em toda e qualquer circunstância que trate da educação. E não só da educação, mas de outras áreas em que a secretaria possa contribuir”, ressaltou.
“É muito importante a presença das secretarias neste termo de cooperação, especialmente para o desenvolvimento do trabalho em rede. Vamos trabalhar juntos para priorizar os atendimentos e construir, de fato, um trabalho integrado”, pontuou a secretária de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social, Ana Carina Souto.
O defensor público-geral do Estado, Pedro Alexandre Conceição Aires Gonçalves, enfatizou que a Defensoria Pública atua como um importante instrumento de garantia dos direitos humanos. “E nessa missão, cabe a mediação e articulação com as demais instituições para que as pessoas participem das discussões que vão influenciar a sua vida”, salientou.
A defensora pública e coordenadora do Nudeca, Elisa Maria Pinto de Souza, evidenciou o caráter inovador do acordo. “Estivemos reunidos com autoridades e representantes da sociedade civil para testemunhar a legitimação de um lugar que sonhamos, onde, de forma inovadora, vamos fomentar o diálogo entre a rede de proteção de crianças e adolescentes com deficiência, que vêm bravamente conquistando seu espaço na sociedade”, expressou.
A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Compede), Mônica Ferreira da Costa, reforçou o impacto da articulação entre as instituições. “A importância do acordo é enorme, pois possibilita a intersetorialidade. Sempre digo que a assistência social e a educação dependem da saúde. Com saúde, educação e assistência, essas crianças podem ir a qualquer lugar”, concluiu.
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa participa da passagem de comando do 13º BPM em São Félix do Tocantins e entrega R$ 3,5 milhões em investimentos para a unidade
Tocantins Governo do Tocantins prorroga prazo para confirmação de matrícula de estudantes novatos na rede estadual de ensino
Tocantins Governo do Tocantins alerta produtores de soja sobre prazo para cadastro de áreas cultivadas