
O Hemocentro Coordenador de Palmas foi aprovado em auditoria de requalificação realizado pela Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás), vinculada ao Ministério da Saúde (MS), para fornecer o plasma excedente de doações e auxiliar a indústria brasileira pública a produzir medicamentos para o Sistema Único de Saúde (SUS). Este é um procedimento previsto para todos os hemocentros fornecedores de plasma e o objetivo é verificar os processos que impactam na qualidade do plasma e atestar o serviço como fornecedor, garantindo uma matéria-prima de qualidade para produção de medicamentos hemoderivados.
O plasma excedente, que não é utilizado nas transfusões, é matéria-prima para a produção de medicamentos biológicos de alto custo, como os fatores de coagulação, usados no tratamento de hemofilia, além de imunoglobulinas e albumina humana, fundamentais para pacientes imunossuprimidos ou com doenças autoimunes.
A superintendente da Hemorrede do Tocantins, Pollyana Gomes, destacou que a notícia foi recebida com satisfação por toda equipe e que o reconhecimento mostra o empenho da Hemorrede na busca da qualidade do serviço. “Essa qualificação é resultado de muito esforço e dedicação de toda equipe. Representa o amadurecimento de cada servidor e externa a qualidade dos processos de trabalho. Ainda temos muito a conquistar, mas nos sentimos mais estimulados a trabalhar em prol do cidadão e em busca da qualidade no serviço prestado".
A superintendente ressaltou a importância de ter esse serviço qualificado. “Graças ao fornecimento dessa matéria-prima, que é o plasma, nós recebemos de volta em medicações. Uma das medicações que recebemos é a albumina. Emagosto de 2024, recebemos 6.810 unidades; em fevereiro de 2025, 14.364; e em agosto de 2025, foram 6.810 unidades dessa medicação".
De acordo com relatório do Hemocentro, no ano de 2024, foram enviadas 3.616 bolsas de plasma e, no ano de 2025, foram 2.688, até o momento.
Hemobrás
A Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) é uma empresa pública, responsável por produzir medicamentos hemoderivados e biotecnológicos para o Sistema Único de Saúde (SUS).
A empresa tem realizado auditorias nos hemocentros brasileiros, a fim da obtenção de um plasma apto ao fracionamento industrial, atendendo aos requisitos exigidos pela legislação vigente.
Plasma
O plasma sanguíneo é um dos componentes do sangue, uma solução aquosa amarelada constituída de água, sais minerais e proteínas. Ele corresponde à parte líquida e reúne os elementos celulares: hemácias ou eritrócitos, leucócitos e plaquetas. A principal função do plasma sanguíneo é garantir o transporte de substâncias pelo corpo.
Saúde Saúde aumenta vagas do Agora tem Especialistas no Rio de Janeiro
Tocantins Governo do Tocantins entrega órteses no Centro Estadual de Reabilitação
Saúde Rio reforça vacinação contra o sarampo e febre amarela
Saúde Saúde pública no RJ registra aumento nos atendimentos ligados ao calor
Tocantins Governo do Tocantins abre inscrições para Residência Médica no norte do estado
Saúde Ministério da Saúde decide não incorporar vacina herpes-zóster ao SUS
Tocantins SES/TO fortalece atendimento obstétrico no Hospital Regional de Augustinópolis com traje antichoque
Tocantins SES-TO abre inscrições para a 2ª Mostra Estadual de Humanização
Tocantins Governo do Tocantins investe em tecnologia e aumenta em quase 60% a realização da neurocirurgia endovascular