
O governador do Tocantins, Laurez Moreira, entregou nesta sexta-feira, 28,a ponte em concreto armado construída sobre o Rio Vermelho, no trecho da rodovia TO-247 que liga os municípios de Lagoa do Tocantins e São Félix do Tocantins, na região do Jalapão. A estrutura possui 74,20 metros de extensão e recebeu investimento total de R$ 4.399.200,28.
Na ocasião, Laurez Moreira destacou que a ponte proporciona mais eficiência à malha viária, além de estimular o turismo e fortalecer a economia local. “É uma região rica, que precisa de investimento e devemos fortalecer as rodovias. Esta ponte faz parte de um conjunto de obras, com o objetivo de melhorar a infraestrutura do Jalapão, essencial para o fortalecimento socioeconômico, turístico e para a integração da região”, pontuou.
A construção da ponte foi realizada pelo Governo do Tocantins, por meio da Agência de Transportes, Obras e Infraestrutura (Ageto), e contou com as etapas de infraestrutura, mesoestrutura e superestrutura, além dos acabamentos finais.
O presidente da Agência de Transportes, Obras e Infraestrutura (Ageto), Antonio Trabulsi Sobrinho, ressaltou que a obra possui papel estratégico. “Essa obra vai facilitar o deslocamento de moradores, produtores e turistas. Hoje [sexta-feira, 28], também vistoriamos outras que fazem parte desse projeto e que estão na estrada em direção a São Félix. O objetivo do governador Laurez Moreira é estruturar essa região, que possui grande potencial de turismo”, enfatizou.
“A cidade de Lagoa do Tocantins comemora a inauguração da ponte, que já está facilitando o nosso acesso a outras cidades. Essa melhoria auxilia o nosso desenvolvimento econômico, sendo um grande progresso. O povo lagoense está orgulhoso e feliz”, salientou o prefeito de Lagoa do Tocantins, Leandro Soares.
O prefeito de Novo Acordo, Mateus Coelho, evidenciou que a ponte e outras obras na região são fundamentais. “Esta obra, assim como todas as que estão sendo realizadas, é de suma importância, pois permite a fluidez no escoamento da produção e fomenta o desenvolvimento de toda a região, que há tanto tempo espera por esses benefícios que, agora, estão chegando a Novo Acordo e às cidades circunvizinhas”, declarou.
Nova realidade
A entrega da ponte encerra anos de espera da população que depende desse trecho para se deslocar e inaugura uma nova realidade para a região, oferecendo mais segurança, conforto e oportunidades de desenvolvimento.
Manoel Rezende da Glória, de 85 anos, é pioneiro de Lagoa do Tocantins. Proprietário da Pousada Dona Júlia, o empreendedor comemorou de perto o avanço. “Essa ponte vai me ajudar muito. Antes, eu precisava passar por outro caminho, 30 km mais longo. Por isso, é algo que vai melhorar o deslocamento e o acesso a serviços, inclusive de saúde. Vai apoiar também o turismo e atrair mais visitantes para a minha pousada. Tenho muito orgulho de ter nascido e vivido aqui, eu fiz questão de vir participar deste momento”, expressou.
Morador de Novo Acordo, Edmilson Amorim Soares também celebrou a melhoria. “Vai nos ajudar muito a acessar outras cidades. Era uma ponte esperada há muitos anos, estava muito difícil a passagem e, agora, vai facilitar muito”, concluiu.
Geral Dezenas de ônibus de uma mesma empresa urbana são apedrejados no DF
Tocantins SSP/TO apresenta estrutura do novo Complexo de Delegacias de Taquaralto a representantes do Fundo Nacional de Segurança Pública
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa entrega sementes do programa Mesa Farta a agricultores familiares de São Félix do Tocantins, no Jalapão
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa participa da passagem de comando do 13º BPM em São Félix do Tocantins e entrega R$ 3,5 milhões em investimentos para a unidade
Tocantins Governo do Tocantins prorroga prazo para confirmação de matrícula de estudantes novatos na rede estadual de ensino
Tocantins Governo do Tocantins alerta produtores de soja sobre prazo para cadastro de áreas cultivadas