
A delegação tocantinense segue se destacando na segunda etapa das Paralimpíadas Escolares 2025, em São Paulo, o maior evento esportivo do mundo para estudantes com deficiência, realizado até 28 de novembro. Após iniciar a competição com quatro medalhas, os paratletas ampliaram o quadro de conquistas na natação e no tênis de mesa, alcançando oito medalhas nesta etapa.
Nessa quinta-feira, 27, Yasmim Carvalho, da Escola Municipal Anne Frank, voltou ao pódio e garantiu mais uma medalha de prata, desta vez na prova dos 100m classe S21, 14 anos. Já Bruno Gabriel Damasceno, da Escola Adventista de Palmas, mostrou evolução e venceu a prova dos 400m, assegurando seu primeiro ouro na classe S6, 14 anos.
A nadadora Maria Flávia Fernandes, da Escola Municipal Henrique Talone Pinheiro, também brilhou ao conquistar seu segundo ouro, consolidando o excelente desempenho na classe S4, 15 a 16 anos.
Para Maria Flávia, o resultado reflete dedicação e esforço. “Sempre penso em dar o meu melhor. Receber a medalha de ouro é uma alegria muito grande. Quero continuar representando meu estado e inspirar outras crianças a acreditarem nos seus sonhos”, celebrou.
Além da natação, o Tocantins mantém bom desempenho em outras modalidades. No tênis de mesa, João Pedro Coimbra, do Colégio Madre Clélia, já havia conquistado ouro nas duplas, classe TT 9/10, e venceu também nas provas individuais. Davi Alister, da Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso, conquistou o bronze das duplas, classe TT 11.
Camping Escolar
O nadador Vitor Emanuel Alves Rocha, da ETI Jardenir Jorge Frederico, de Araguaína, foi convocado para o Camping Escolar Paralímpico, uma semana de treinamentos promovida pelo Comitê Paralímpico Brasileiro com os principais técnicos da seleção brasileira. Esta é sua terceira convocação, confirmando o potencial do atleta e reforçando a possibilidade de futura integração à seleção paralímpica.
“Fiquei muito feliz. A gente aprende muito no camping e volta melhor para os treinos. É uma oportunidade muito importante. Quero continuar me dedicando e quem sabe um dia chegar à seleção brasileira”, afirmou Vitor Emanuel.
A treinadora Valdania dos Santos destacou a importância da convocação. “Esta nova chamada mostra o quanto o Vitor tem avançado. Ele é muito dedicado, gosta de treinar e sempre tenta dar o seu melhor. Ver esse reconhecimento nacional é gratificante e nos motiva a continuar investindo nele e em todos os nossos alunos”, informou.
Parajets
Os paratletas tocantinenses chegaram à competição após participarem dos Jogos Estudantis Paradesportivos do Tocantins (Parajets), promovidos pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). A gestão estadual também fortalece o esporte inclusivo por meio do programaEsporte na Escola, que garante carga horária específica para treinamentos e recursos financeiros para modalidades como atletismo, bocha, natação, tênis de mesa e parabadminton.
Geral Dezenas de ônibus de uma mesma empresa urbana são apedrejados no DF
Tocantins SSP/TO apresenta estrutura do novo Complexo de Delegacias de Taquaralto a representantes do Fundo Nacional de Segurança Pública
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa entrega sementes do programa Mesa Farta a agricultores familiares de São Félix do Tocantins, no Jalapão
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa participa da passagem de comando do 13º BPM em São Félix do Tocantins e entrega R$ 3,5 milhões em investimentos para a unidade
Tocantins Governo do Tocantins prorroga prazo para confirmação de matrícula de estudantes novatos na rede estadual de ensino
Tocantins Governo do Tocantins alerta produtores de soja sobre prazo para cadastro de áreas cultivadas