
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou nesta quarta-feira (26) o registro pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) da vacina da dengue produzida pelo Instituto Butantan. A intenção é começar a aplicação da doses em 2026, de forma gratuita, pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Segundo o Instituto Butantan, já há 1 milhão de unidades da vacina contra a dengue prontas para distribuição . Este é o primeiro imunizante no mundo de apenas uma dose. A estimativa do Butantan é ter disponível mais de 30 milhões de doses em meados de 2026.
“Hoje é um dia de alegria, de vitória da vacina, de vitória da ciência, de vitória da cooperação entre o SUS brasileiro e de suas instituições públicas que estão espalhadas pelo país, entre elas o Instituto Butantan”.
Padilha, ao lado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, ressaltou a qualidade da vacina contra a dengue.
“Sabemos já dos dados publicados, sabemos da segurança dessa vacina. Estamos falando de um hat-trick: é uma vacina 100% brasileira, tem capacidade de proteção ampla e é uma dose apenas”.
A nova vacina será integrada ao Programa Nacional de Imunização (PNI). De acordo com o governo, o ministério apresentará a novidade já nesta quinta-feira (27) à Comissão Tripartite, formada por secretários estaduais e municipais de saúde, bem como a estratégia de incorporação.
“Queremos começar a utilização dessa vacina no começo do calendário vacinal de 2026”, revelou o ministro.
Segundo o Instituto Butantan, já há 1 milhão de unidades da vacina contra a dengue prontas para distribuição. Este é o primeiro imunizante no mundo de apenas uma dose. A estimativa do Butantan é ter disponível mais de 30 milhões de doses em meados de 2026.
Saúde Saúde aumenta vagas do Agora tem Especialistas no Rio de Janeiro
Tocantins Governo do Tocantins entrega órteses no Centro Estadual de Reabilitação
Saúde Rio reforça vacinação contra o sarampo e febre amarela
Saúde Saúde pública no RJ registra aumento nos atendimentos ligados ao calor
Tocantins Governo do Tocantins abre inscrições para Residência Médica no norte do estado
Saúde Ministério da Saúde decide não incorporar vacina herpes-zóster ao SUS
Tocantins SES/TO fortalece atendimento obstétrico no Hospital Regional de Augustinópolis com traje antichoque
Tocantins SES-TO abre inscrições para a 2ª Mostra Estadual de Humanização
Tocantins Governo do Tocantins investe em tecnologia e aumenta em quase 60% a realização da neurocirurgia endovascular