
A Prefeitura de São Paulo recorreu da decisão que considerou inconstitucional a proibição do serviço de mototáxi no município. A medida permitiria o início do serviço a partir de 11 de dezembro e o recurso pede mais 120 dias, estendendo a proibição até abril.
A medida é um pedido da Procuradoria Geral do Município (PGM) ao Tribunal de Justiça de São Paulo e busca mais tempo para a discussão da questão.
A prefeitura pede mais prazo para poder realizar audiências públicas, complementar estudos sobre o tema e melhorar a rede de atendimento de urgência , com entrega de três novas UPAs. A administração municipal argumenta que houve aumento crescente da frota de motos (56% em 5 anos), com aumento de acidentes equivalente desde de 2020, embora não pondere sobre o impacto da pandemia neste índice.
As principais empresas que pretendem explorar o serviço - Uber e 99 - justificam a viabilidade do serviço alegando que farão orientação e uma rigorosa seleção dos trabalhadores.
A PGM afirma que a urgência não significa que o município considera a questão sobre o serviço como uma disputa definida, citando o julgamento do tema no Supremo Tribunal Federal como o horizonte ideal para decidir pela liberação ou proibição do direito das cidades de legislar sobre o tema.
"Como se demonstrou, sem a atribuição do efeito suspensivo almejado, a dilação do prazo de modulação dos efeitos da decisão é a única medida capaz de preservar minimamente o interesse público, garantindo a segurança viária e a proteção da vida, enquanto se aguarda a manifestação definitiva do Supremo Tribunal Federal acerca das questões constitucionais levantadas no Recurso Extraordinário, que, se provido, confirmará a legitimidade do ato municipal e sua função protetiva à vida", define o documento.
A PGM alega que o início precoce das atividades pode representar um risco imediato de colapso do sistema de saúde, colocando vidas em risco.
Geral Latino-americanas e caribenhas se juntam às brasileiras por igualdade
Tocantins Seduc participa do 2º Ciclo de Formações Presenciais do Selo Unicef com foco em saúde, nutrição e atenção à infância e adolescência
Gurupi - TO Reunião da 6ª CIR reúne gestores da Região Ilha do Bananal em Gurupi com foco no fortalecimento da Saúde Pública
Tocantins Em Brasília, Governo do Tocantins amplia articulação sobre infraestrutura durante o Fórum Nacional de PPPs e Concessões
Tocantins Em Campos Lindos, governador Laurez Moreira reforça importância de ação integrada para acesso a serviços essenciais e fortalecimento econômico
Geral Incêndio em Ministério das Mulheres em Brasília deixa seis feridos