
A Ocupação Manuel Congo, do Movimento Nacional de Luta pela Moradia, localizada no Centro do Rio de Janeiro, é oficialmente inaugurada neste sábado (22), após 18 anos de luta pela regularização.
A ocupação , que abriga 42 famílias, fica em um edifício de dez andares na Rua Alcindo Guanabara, número 20, no centro do Rio de Janeiro . É vizinha de parede da Câmara Municipal e está a poucos passos do Theatro Municipal e da Biblioteca Nacional.
As obras de requalificação do prédio foram financiadas pelo Programa Minha Casa Minha Vida – Entidades. Neste sábado, as 42 famílias assinam titulação coletiva .
O programa, que é uma linha do Minha Casa Minha Vida, é voltado para a concessão de financiamento subsidiado a famílias organizadas por meio de entidades privadas sem fins lucrativos para produção de unidades habitacionais urbanas, com recursos do Fundo de Desenvolvimento Social.
Segundo o Movimento Nacional de Luta pela Moradia (MNLM), a Manuel Congo se tornou uma referência nacional por ser a primeira ocupação do país contratada na modalidade de Requalificação/Retrofit e tende a ser a primeira também com titulação coletiva no contexto urbano .
“Essa titulação coletiva, que contraria a individualização de propriedades, faz parte de um debate do MNLM pela desmercantilização da moradia e para que essa conquista não acabe, por meio de locação e venda, nas mãos do mercado imobiliário”, diz o movimento em nota.
A Ocupação dispõe de um restaurante, que gera trabalho e renda para parte das famílias, e está iniciando um projeto de instalação de energia solar, com apoio da Elo/Caixa Econômica Federal, com objetivo de produzir de energia limpa e redução dos custos para as famílias .
O sábado é de festa, a programação começa às 12h e conta com feijoada, música, memória e solenidade de assinatura do documento de titulação. O movimento informa que o dia 22 de novembro torna-se "um dia histórico para os movimentos populares e todos/as que lutam e esperançam uma outra concepção de cidade e sociedade”.
Geral Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio estimado em R$ 10 milhões
Geral Remédios são levados para Bolsonaro, preso preventivamente em Brasília
Tocantins Governo do Tocantins promove o fortalecimento da educação antirracista nas escolas estaduais
Geral Dia da Consciência Negra deve refletir sobre operações policiais
Tocantins Governo do Tocantins reforça compromisso com a igualdade racial e celebra memória de resistência negra
Geral ISP: número de mortes violentas aumenta no Rio de Janeiro
Tocantins Naturatins promove corrida ecológica no Parque Estadual do Cantão
Tocantins Governador Laurez Moreira regulariza convênios pendentes do programa Tocando em Frente e libera novos repasses para 16 municípios
Tocantins Governo do Tocantins abre chamada pública para composição do Conselho Consultivo do Parque Estadual do Lajeado