
Na Escola Municipal de Tempo Integral (ETI) Margarida Lemos, localizada no Lago Sul, região sul de Palmas, a educação e a arte caminham juntas como poderosas ferramentas para a formação de uma consciência ambiental crítica e transformadora. O Projeto Teatro na Formação da Responsabilidade Ambiental, estimula a criatividade e o senso de coletividade entre os estudantes, por meio de oficinas realizadas todas às terças e quintas-feiras, das 17h às 18h30, nas quais são abordadas questões ambientais e temas sociais, como bullying e preconceito.
Segundo a Secretaria Municipal de Educação (Semus), os estudantes participam ativamente de todas as etapas do processo: desde a coleta dos materiais e criação dos personagens até os ensaios e apresentações das esquetes teatrais. As histórias encenadas são criadas pelos próprios alunos e abordam temas ligados à preservação ambiental, ao consumo consciente e a importância da responsabilidade coletiva.
A fase de construção dos bonecos já foi concluída e a etapa atual é de ensaio, utilizando textos criados pelos alunos participantes desde o início do projeto. O objetivo agora é apresentar as produções em um evento cultural, prevista para acontecer no dia 4 de dezembro.
Vínculos na escola
De acordo com Ana Cláudia, o projeto nasceu da observação cotidiana do desperdício de papel e plástico na escola e da necessidade de ampliar a consciência coletiva sobre o uso responsável dos recursos naturais. “Ao trabalharmos a conscientização, os participantes desenvolvem maior autoconhecimento e confiança. Dessa forma, um indivíduo que, por vezes, não se sente valorizado em outros contextos, por quaisquer necessidades que possua, demonstra aqui sua capacidade, independentemente de sua participação em atividades práticas, timidez ou outras características”, destaca a professora Ana Cláudia.
Além de despertar o olhar crítico dos alunos sobre a sustentabilidade, o projeto fortalece os vínculos sociais e incentiva o trabalho em equipe. “Ao começar no teatro, consegui me afastar um pouco do início de uma depressão que eu estava enfrentando, causada por muito bullying. Entrei no teatro e fui acolhido. Hoje considero que o teatro é essencial, pois me auxilia e me apoia em diversas tarefas, sobretudo no convívio com outras pessoas”, enfatiza o aluno Francisco Rhyan da Silva Ribeiro.
Texto: Juscelene Melo
Edição: Juliana Matos
Palmas - TO GMP e ETI Eurídice Ferreira de Mello celebram o Dia do Músico com apresentações musicais e homenagens
Palmas - TO Idosos do Residencial Araras I fortalecem conhecimento sobre autocuidado e garantia de direitos
Palmas - TO Prefeitura de Palmas entrega a comerciantes da Arca de Taquaralto chaves dos novos boxes
Palmas - TO Prefeitura de Palmas recebe doações da Receita Federal para curso de customização ofertado à mulheres em situação de violência
Palmas - TO Prefeitura de Palmas reforça a política de Saúde com mutirão de cadastro e atendimento itinerante no setor Água Fria
Palmas - TO Guarda Metropolitana de Palmas encontra jabuti albino no Parque Cesamar
Palmas - TO Guarda Metropolitana realiza palestras sobre cultura afro-brasileira na Escola Thiago Barbosa
Palmas - TO Profissionais da Educação de Palmas participam de apresentação do programa ‘Zupt, a Energia da Vida’
Palmas - TO Ciclo de palestras antirracistas deve alcançar 2,2 mil pessoas em escolas e instituições de Palmas com o Projeto África em Nós