
O governador do Tocantins, Laurez Moreira, recebeu nesta segunda-feira, 17, no Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, estudantes de Palmas premiadas na etapa nacional da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica - Olimpíada Brasileira de Foguetes (Obafog), que ocorreu no Rio de Janeiro/RJ, entre os dias 3 e 6 de novembro.
Rafaela Cristina Oliveira Silva, Ana Beatriz de Albuquerque Santos e Vitória Mendes da Silva Costa Andrade, alunas do 9º ano do Colégio Madre Clélia Merloni, receberam medalha de ouro na categoria nível 3, turma 12.
Durante o encontro, Laurez Moreira destacou que a ciência e a tecnologia desempenham um papel essencial na transformação da realidade dos estudantes e do próprio estado. “É uma honra receber as alunas que conquistaram medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Foguetes, uma competição em nível nacional. Parabenizo cada uma pela vitória e pelo orgulho que trazem ao estado do Tocantins”, enfatizou.
As participantes destacaram o orgulho de representar a capital tocantinense e o estado na competição que reuniu estudantes de todo o Brasil. “Foi uma experiência muito positiva, porque tivemos oficinas para fazer foguetes e outras aulas. A olimpíada é também um momento sociável com outros estudantes, uma experiência gratificante”, evidenciou a aluna Rafaela Cristina, de 14 anos.
Orientadas pelo professor de física e matemática da unidade escolar, Jhonatha Mike Menezes de Araújo, as estudantes desenvolveram um foguete utilizando garrafas PET. “Como profissional, é muito gratificante ver os alunos conquistarem essas medalhas. É um trabalho realizado no dia a dia, gerando frutos”, salientou.
Ciência e tecnologia
A Olimpíada Brasileira de Foguetes é o novo nome da Mostra Brasileira de Foguetes (Mobfog), evento tradicional nos meios científicos e tecnológicos. Somente em 2024, participaram da competição 304.056 alunos de 5.594 escolas.
A olimpíada é inteiramente experimental, pois consiste em construir e lançar, obliquamente, foguetes, a partir de uma base de lançamento, o mais distante possível. Foguetes e bases de lançamento são construídos pelos alunos individualmente ou em equipes de até três componentes. Estudantes de todo o Brasil, do ensino fundamental ao ensino médio, participam do evento.
Geral Estado de SP tem mais uma morte por causa da chuva; total chega a 11
Geral Mega-Sena sorteia prêmio acumulado em R$ 41 milhões neste sábado
Geral INSS bloqueia repasses a Master por problemas em consignados
Geral Dezenas de ônibus de uma mesma empresa urbana são apedrejados no DF
Tocantins SSP/TO apresenta estrutura do novo Complexo de Delegacias de Taquaralto a representantes do Fundo Nacional de Segurança Pública
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa entrega sementes do programa Mesa Farta a agricultores familiares de São Félix do Tocantins, no Jalapão
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa participa da passagem de comando do 13º BPM em São Félix do Tocantins e entrega R$ 3,5 milhões em investimentos para a unidade
Tocantins Governo do Tocantins prorroga prazo para confirmação de matrícula de estudantes novatos na rede estadual de ensino
Tocantins Governo do Tocantins alerta produtores de soja sobre prazo para cadastro de áreas cultivadas