
A Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial da Câmara dos Deputados realiza nesta quarta-feira (19) audiência pública sobre a proposta ( PEC 27/24 ) que cria o Fundo Nacional de Reparação Econômica e Promoção da Igualdade Racial.
A reunião será realizada no plenário 9, às 14 horas.
O debate atende a pedido do deputado Helio Lopes (PL-RJ). Segundo ele, a PEC tem provocado controvérsias ao incluir compulsoriamente os pardos na população negra brasileira.
“Tal medida pode acarretar apagamento estatístico, político e cultural da identidade parda, com reflexos diretos em políticas públicas, levantamentos censitários e no exercício da autodeclaração étnico-racial”, afirma o parlamentar.
Ele acrescenta que a comissão deve garantir um debate plural e técnico, com participação de entidades e pesquisadores que representam a população parda.
O que diz a PEC
De autoria do deputado Damião Feliciano (União-PB) e outros , a PEC 27/24 cria um fundo nacional para promover a igualdade de oportunidades e a inclusão social da população negra.
O texto já foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania .
O fundo será administrado por um banco público federal, terá natureza privada e financiará projetos voltados à promoção cultural, social e econômica de brasileiros pretos e pardos.
Terá como fonte de recursos:
Câmara Hugo Motta espera que Banco Central reduza juros nas próximas reuniões do Copom
Câmara Comissão aprova diretrizes para transporte de animais de estimação em carros de aplicativo
Câmara Motta diz estar confiante na aprovação do marco legal do combate ao crime organizado