
O Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trânsito é lembrado sempre no terceiro domingo do mês de novembro, e busca recordar das pessoas que perderam a vida em decorrência da violência e imprudência no trânsito e também prestar solidariedade aos familiares, parentes e amigos daqueles que se foram por esse tipo de situação.
Nesse sentido, o Governo do Tocantins, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/TO), realizou, nesse domingo, 16, uma ação educativa em alusão à data na Praça dos Girassóis, em Palmas. A iniciativa visa sensibilizar toda a população sobre o impacto dos sinistros e mortes de trânsito no cotidiano, como também chamar os condutores, pedestres e ciclistas a uma reflexão quanto à necessidade de assumir comportamentos mais prudentes ao dirigir um veículo ou transitar pelas vias, sempre em acordo com a legislação de trânsito.
O presidente do Detran/TO, Saboinha Jr., reforça a atuação do órgão no combate aos sinistros e mortes no trânsito. “O Detran, enquanto órgão parte da segurança pública do estado, tem atuado em diversos municípios tocantinense, seja em ações repressivas e educativas, com a missão de conscientizar nossos condutores, pedestres e ciclistas, sobre o respeito às leis de trânsito, construir um trânsito mais seguro e preservar vidas”, pontua o titular do órgão.
Dados
A Secretaria de Estado da Saúde (SES/TO) registrou 604 óbitos por sinistros de trânsito no ano passado. Em 2025, o órgão já contabilizou 520 mortes, uma média de duas vítimas por dia.
Em muitos casos de mortes no trânsito, o excesso de velocidade é um fator presente. Um levantamento do Detran/TO aponta que nos últimos três anos andar acima da velocidade tem sido a infração mais comum entre os condutores tocantinenses. Em 2024, foram registradas 120.792 mil infrações por Transitar em Velocidade Superior à Máxima Permitida em até 20% no estado.
Outros comportamentos imprudentes, que influenciam na segurança dos condutores e pedestres nas vias, têm sido presentes na rotina do trânsito no estado, como avançar no sinal vermelho, com 12.670 registros; deixar de usar o cinto de segurança, com 14.665; e dirigir sem possuir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH); Permissão Provisória para Dirigir (PPD) ou Permissão Internacional para Dirigir (PID), com 4.214; conforme dados da gerência de estatística do Detran/TO, de janeiro a setembro de 2025.
Ações educativas e de fiscalização
O Detran/TO tem realizado campanhas educativas e operações repressivas como forma de sensibilizar toda a população sobre os índices de sinistros e mortes de trânsito e incentivar a adoção de atitudes mais seguras nas vias.
Geral Estado de SP tem mais uma morte por causa da chuva; total chega a 11
Geral Mega-Sena sorteia prêmio acumulado em R$ 41 milhões neste sábado
Geral INSS bloqueia repasses a Master por problemas em consignados
Geral Dezenas de ônibus de uma mesma empresa urbana são apedrejados no DF
Tocantins SSP/TO apresenta estrutura do novo Complexo de Delegacias de Taquaralto a representantes do Fundo Nacional de Segurança Pública
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa entrega sementes do programa Mesa Farta a agricultores familiares de São Félix do Tocantins, no Jalapão
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa participa da passagem de comando do 13º BPM em São Félix do Tocantins e entrega R$ 3,5 milhões em investimentos para a unidade
Tocantins Governo do Tocantins prorroga prazo para confirmação de matrícula de estudantes novatos na rede estadual de ensino
Tocantins Governo do Tocantins alerta produtores de soja sobre prazo para cadastro de áreas cultivadas