
O Governo do Tocantins, por meio da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), intensificou sua atuação na COP30, em Belém do Pará, buscando parcerias e investimentos estratégicos para ampliar e modernizar o saneamento básico no estado. Durante o evento, a ATS participou de painéis e debates sobre mudanças climáticas, financiamento sustentável e soluções inovadoras para a gestão da água e do esgotamento sanitário, alinhando políticas públicas locais às melhores práticas internacionais.
O presidente da Agência, Paulo Ricardo, conduziu os trabalhos da equipe, que concentrou esforços em debates, rodas de conversa e troca de experiências voltadas ao desenvolvimento de políticas públicas para avançar o saneamento básico no Tocantins rumo à universalização.
Green Zone
A principal atividade da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS) na terça-feira, 11, foi a participação no painelMecanismos de Financiamento Climático: REDD+ e Soluções Inovadoras para a Amazônia, que abordou alternativas econômicas sustentáveis voltadas à conservação da floresta e ao fortalecimento das comunidades locais.
Vila das Águas
Ainda na terça-feira, 11, a Agência Tocantinense de Saneamento (ATS) participou de uma roda de conversa promovida pela Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe), em parceria com a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). O encontro ocorreu na Vila das Águas e destacou o saneamento básico como eixo central das soluções climáticas, sociais e econômicas.
Na pauta, o saneamento básico como centro das soluções climáticas, sociais e econômicas.
"Discutir o saneamento como uma das formas de contribuição para atenuar as mudanças climáticas é de extrema importância para nós que trabalhamos diretamente com esse assunto. Essa troca de experiências irá elevar a qualidade dos servidores prestados pelas empresas de saneamento em todo país, e é claro que vamos levar essa inovação para nosso estado", afirmou o presidente da ATS, Paulo Ricardo.
Casa do Saneamento
Na quarta-feira, 12, representantes da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS) participaram de um debate promovido pela Aesbe, na sede da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), que discutiu o temaSaneamento e Mudança Climática: Diretrizes aos Governos Subnacionais.
O debate teve como objetivo promover o diálogo sobre os desafios e as oportunidades do saneamento frente às mudanças climáticas, discutindo caminhos para fortalecer a implantação de políticas públicas e a gestão local do setor.
Durante o encontro, os participantes destacaram a importância da cooperação entre estados, municípios e empresas do setor para enfrentar os impactos das mudanças climáticas. Foram discutidas estratégias de resiliência climática, com foco na atuação governamental na construção de soluções sustentáveis para o abastecimento de água e o esgotamento sanitário.
A iniciativa reforça o compromisso da Aesbe com a promoção de políticas voltadas à universalização do saneamento básico, à sustentabilidade ambiental e à justiça climática, princípios que norteiam a atuação da Associação e integram as pautas prioritárias levadas à COP30.
“Participar efetivamente da COP30 e poder representar nosso estado e o Governo do Tocantins em um evento dessa magnitude relacionado ao meio ambiente é motivo de alegria e orgulho. Seguindo a determinação do nosso governador Laurez Moreira, viemos em busca de conhecimento e troca de experiências para podermos alavancar o processo de universalização do saneamento no Tocantins e melhorar a qualidade de vida da nossa população”, finalizou o presidente Paulo Ricardo.
Geral Estado de SP tem mais uma morte por causa da chuva; total chega a 11
Geral Mega-Sena sorteia prêmio acumulado em R$ 41 milhões neste sábado
Geral INSS bloqueia repasses a Master por problemas em consignados
Geral Dezenas de ônibus de uma mesma empresa urbana são apedrejados no DF
Tocantins SSP/TO apresenta estrutura do novo Complexo de Delegacias de Taquaralto a representantes do Fundo Nacional de Segurança Pública
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa entrega sementes do programa Mesa Farta a agricultores familiares de São Félix do Tocantins, no Jalapão
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa participa da passagem de comando do 13º BPM em São Félix do Tocantins e entrega R$ 3,5 milhões em investimentos para a unidade
Tocantins Governo do Tocantins prorroga prazo para confirmação de matrícula de estudantes novatos na rede estadual de ensino
Tocantins Governo do Tocantins alerta produtores de soja sobre prazo para cadastro de áreas cultivadas