
O Governo do Tocantins, por meio da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), intensificou sua atuação na COP30, em Belém do Pará, buscando parcerias e investimentos estratégicos para ampliar e modernizar o saneamento básico no estado. Durante o evento, a ATS participou de painéis e debates sobre mudanças climáticas, financiamento sustentável e soluções inovadoras para a gestão da água e do esgotamento sanitário, alinhando políticas públicas locais às melhores práticas internacionais.
O presidente da Agência, Paulo Ricardo, conduziu os trabalhos da equipe, que concentrou esforços em debates, rodas de conversa e troca de experiências voltadas ao desenvolvimento de políticas públicas para avançar o saneamento básico no Tocantins rumo à universalização.
Green Zone
A principal atividade da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS) na terça-feira, 11, foi a participação no painelMecanismos de Financiamento Climático: REDD+ e Soluções Inovadoras para a Amazônia, que abordou alternativas econômicas sustentáveis voltadas à conservação da floresta e ao fortalecimento das comunidades locais.
Vila das Águas
Ainda na terça-feira, 11, a Agência Tocantinense de Saneamento (ATS) participou de uma roda de conversa promovida pela Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe), em parceria com a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). O encontro ocorreu na Vila das Águas e destacou o saneamento básico como eixo central das soluções climáticas, sociais e econômicas.
Na pauta, o saneamento básico como centro das soluções climáticas, sociais e econômicas.
"Discutir o saneamento como uma das formas de contribuição para atenuar as mudanças climáticas é de extrema importância para nós que trabalhamos diretamente com esse assunto. Essa troca de experiências irá elevar a qualidade dos servidores prestados pelas empresas de saneamento em todo país, e é claro que vamos levar essa inovação para nosso estado", afirmou o presidente da ATS, Paulo Ricardo.
Casa do Saneamento
Na quarta-feira, 12, representantes da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS) participaram de um debate promovido pela Aesbe, na sede da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), que discutiu o temaSaneamento e Mudança Climática: Diretrizes aos Governos Subnacionais.
O debate teve como objetivo promover o diálogo sobre os desafios e as oportunidades do saneamento frente às mudanças climáticas, discutindo caminhos para fortalecer a implantação de políticas públicas e a gestão local do setor.
Durante o encontro, os participantes destacaram a importância da cooperação entre estados, municípios e empresas do setor para enfrentar os impactos das mudanças climáticas. Foram discutidas estratégias de resiliência climática, com foco na atuação governamental na construção de soluções sustentáveis para o abastecimento de água e o esgotamento sanitário.
A iniciativa reforça o compromisso da Aesbe com a promoção de políticas voltadas à universalização do saneamento básico, à sustentabilidade ambiental e à justiça climática, princípios que norteiam a atuação da Associação e integram as pautas prioritárias levadas à COP30.
“Participar efetivamente da COP30 e poder representar nosso estado e o Governo do Tocantins em um evento dessa magnitude relacionado ao meio ambiente é motivo de alegria e orgulho. Seguindo a determinação do nosso governador Laurez Moreira, viemos em busca de conhecimento e troca de experiências para podermos alavancar o processo de universalização do saneamento no Tocantins e melhorar a qualidade de vida da nossa população”, finalizou o presidente Paulo Ricardo.
Gurupi - TO Império Nordestina conquista o Arraiá da Amizade 2026, que encerra em grande estilo e com sucesso de público
Geral Quina de São João sorteia prêmio de R$ 260 milhões neste domingo
Tocantins Governo do Tocantins fortalece diálogo com Japão e apresenta potencial econômico do estado em visita diplomática
Gurupi - TO Arraiá da Amizade 2026 movimenta economia de Gurupi e fortalece geração de renda para comerciantes locais
Gurupi - TO Segunda noite do Arraiá da Amizade 2026 teve disputa das juninas do Grupo de Acesso e shows da banda Companhia do Calypso e artistas regionais
Geral Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 7 milhões neste sábado
Gurupi - TO Prefeitura de Gurupi fortalece política ambiental e destina cerca de uma tonelada de resíduos eletrônicos para reciclagem especializada
Gurupi - TO Prefeitura de Gurupi decreta ponto facultativo no período da tarde da segunda-feira, 29, em razão do jogo da Seleção Brasileira
Tocantins Governo do Tocantins amplia devolução de embalagens com projeto Recebimento Itinerante