
Novembro marca um dos períodos de maior movimentação no varejo, impulsionado pela tradicional Black Friday, que promete descontos expressivos e atrai consumidores em busca de preços exclusivos. Eletrônicos, eletroportáteis e eletrodomésticos estão entre os itens mais procurados, movimentando lojas e despertando a atenção de quem planeja aproveitar as promoções.
Durante todo o mês, a equipe técnica da área de Qualidade da Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM), órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), intensifica a fiscalização de produtos certificados no comércio. Além da atuação regulatória, a Agência reforça sua missão de harmonização nas relações de consumo, destacando que a economia é importante, mas a segurança é fundamental.
“Comprar com preços promocionais é ótimo, mas o consumidor deve estar atento e priorizar produtos fabricados conforme a legislação vigente”, orienta o presidente da AEM, Paulo Sidnei.
Selo Inmetro
Ano após ano, chapinhas, barbeadores, secadores de cabelo, fritadeiras elétricas, liquidificadores, panelas elétricas, batedeiras, televisores, eletrodomésticos e aparelhos de ar-condicionado lideram as buscas na Black Friday. Todos esses itens são certificados e devem apresentar, obrigatoriamente, o Selo de Identificação da Conformidade do Inmetro.
A presença do Selo indica que o produto foi aprovado nos requisitos técnicos exigidos e está apto à comercialização, garantindo maior segurança ao consumidor. Conforme destaca a AEM, o órgão integra o Sistema de Defesa do Consumidor e trabalha para orientar a sociedade, fortalecer a qualidade dos produtos e prevenir práticas enganosas no comércio.
Certificação
O Selo de Avaliação da Conformidade é a principal evidência de que a mercadoria passou por testes e atende aos padrões de segurança e desempenho previstos em legislação. Isso reduz a probabilidade de acidentes e protege a saúde e integridade dos usuários.
Ao adquirir um produto certificado, o consumidor tem a garantia de que ele cumpre os regulamentos e é seguro para uso — desde que respeitadas as orientações e aplicações indicadas pelo fabricante.
A leitura atenta de embalagens, rótulos e etiquetas também é indispensável. As informações ali apresentadas são obrigatórias e não podem induzir o consumidor ao erro.
A certificação do Inmetro assegura que aquilo que é anunciado corresponde à realidade, comprometendo o fabricante com dados como capacidade, consumo de energia e eventuais riscos.
Nota fiscal
A AEM orienta que as compras sejam feitas em estabelecimentos formais — tanto atacadistas, quanto varejistas — e sempre com emissão de nota fiscal.
Além de confirmar a procedência do produto, o documento é fundamental para rastrear o fabricante em casos de irregularidades e para garantir a efetivação dos direitos do consumidor.
Tocantins Adapec realiza ação itinerante no Povoado São João para incentivar a declaração do rebanho
Tocantins Governador Laurez Moreira encerra participação na COP30 e destaca diálogo, cooperação e parcerias para o desenvolvimento sustentável
Geral Mega-Sena sorteia R$ 100 milhões nesta quinta-feira