
Novembro marca um dos períodos de maior movimentação no varejo, impulsionado pela tradicional Black Friday, que promete descontos expressivos e atrai consumidores em busca de preços exclusivos. Eletrônicos, eletroportáteis e eletrodomésticos estão entre os itens mais procurados, movimentando lojas e despertando a atenção de quem planeja aproveitar as promoções.
Durante todo o mês, a equipe técnica da área de Qualidade da Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM), órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), intensifica a fiscalização de produtos certificados no comércio. Além da atuação regulatória, a Agência reforça sua missão de harmonização nas relações de consumo, destacando que a economia é importante, mas a segurança é fundamental.
“Comprar com preços promocionais é ótimo, mas o consumidor deve estar atento e priorizar produtos fabricados conforme a legislação vigente”, orienta o presidente da AEM, Paulo Sidnei.
Selo Inmetro
Ano após ano, chapinhas, barbeadores, secadores de cabelo, fritadeiras elétricas, liquidificadores, panelas elétricas, batedeiras, televisores, eletrodomésticos e aparelhos de ar-condicionado lideram as buscas na Black Friday. Todos esses itens são certificados e devem apresentar, obrigatoriamente, o Selo de Identificação da Conformidade do Inmetro.
A presença do Selo indica que o produto foi aprovado nos requisitos técnicos exigidos e está apto à comercialização, garantindo maior segurança ao consumidor. Conforme destaca a AEM, o órgão integra o Sistema de Defesa do Consumidor e trabalha para orientar a sociedade, fortalecer a qualidade dos produtos e prevenir práticas enganosas no comércio.
Certificação
O Selo de Avaliação da Conformidade é a principal evidência de que a mercadoria passou por testes e atende aos padrões de segurança e desempenho previstos em legislação. Isso reduz a probabilidade de acidentes e protege a saúde e integridade dos usuários.
Ao adquirir um produto certificado, o consumidor tem a garantia de que ele cumpre os regulamentos e é seguro para uso — desde que respeitadas as orientações e aplicações indicadas pelo fabricante.
A leitura atenta de embalagens, rótulos e etiquetas também é indispensável. As informações ali apresentadas são obrigatórias e não podem induzir o consumidor ao erro.
A certificação do Inmetro assegura que aquilo que é anunciado corresponde à realidade, comprometendo o fabricante com dados como capacidade, consumo de energia e eventuais riscos.
Nota fiscal
A AEM orienta que as compras sejam feitas em estabelecimentos formais — tanto atacadistas, quanto varejistas — e sempre com emissão de nota fiscal.
Além de confirmar a procedência do produto, o documento é fundamental para rastrear o fabricante em casos de irregularidades e para garantir a efetivação dos direitos do consumidor.
Geral Estado de SP tem mais uma morte por causa da chuva; total chega a 11
Geral Mega-Sena sorteia prêmio acumulado em R$ 41 milhões neste sábado
Geral INSS bloqueia repasses a Master por problemas em consignados
Geral Dezenas de ônibus de uma mesma empresa urbana são apedrejados no DF
Tocantins SSP/TO apresenta estrutura do novo Complexo de Delegacias de Taquaralto a representantes do Fundo Nacional de Segurança Pública
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa entrega sementes do programa Mesa Farta a agricultores familiares de São Félix do Tocantins, no Jalapão
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa participa da passagem de comando do 13º BPM em São Félix do Tocantins e entrega R$ 3,5 milhões em investimentos para a unidade
Tocantins Governo do Tocantins prorroga prazo para confirmação de matrícula de estudantes novatos na rede estadual de ensino
Tocantins Governo do Tocantins alerta produtores de soja sobre prazo para cadastro de áreas cultivadas