
O Plenário do Senado aprovou, nesta quarta-feira (12), a indicação de Edvaldo Nilo de Almeida para compor o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Foram 54 votos a favor e apenas 3 contrários. Ele foi indicado pela Câmara dos Deputados.
Mais cedo, o indicado já havia sido aprovado em sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), onde teve a indicação ( OFS 15/2025 ) relatada pelo senador Angelo Coronel (PSD-BA). Segundo o senador, Almeida se conduz na advocacia com maestria e é motivo de orgulho para a Bahia, seu estado de origem.
Formado em direito pela Universidade Salvador (Unifacs), na capital baiana, Almeida é doutor também em direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e mestre em direito constitucional pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), além de possuir pós-doutorados pela Universidade de Salamanca, na Espanha, e pela Universidade de Coimbra, em Portugal. Ele já atuou como professor em várias instituições de ensino superior e, atualmente, exerce o cargo de procurador do Distrito Federal.
— Edvaldo Almeira é um baiano de Antas e tem uma carreira brilhante como advogado. Competente e preparado, tem uma bonita história de vida — afirmou o senador Otto Alencar (PSD-BA) no Plenário.
Senado Federal Ano legislativo começa com 24 medidas provisórias pendentes
Senado Federal De olho no público virtual, discursos no Senado ficam mais curtos, aponta estudo
Senado Federal Com público virtual, discursos no Senado ficam mais curtos, aponta estudo