
O Plenário do Senado aprovou, nesta quarta-feira (12), a recondução de Daiane Nogueira de Lira ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Foram 57 votos a favor e apenas 2 contrários. Mais cedo, o nome da indicada já havia sido aprovado em sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), onde teve sua indicação ( OFS 14/2025 ) relatada pelo senador Mecias de Jesus (Republicanos-RR).
Daiane de Lira nasceu em Fortaleza (CE) e se formou em direito pela Universidade de Fortaleza (Unifor) em 2004. Ela é mestre em direito e políticas públicas pelo Centro Universitário de Brasília e doutoranda em direito do estado pela Universidade de São Paulo (USP).
Ingressou na carreira pública em 2006, após ser aprovada para o cargo de advogada da União. Desde então, exerceu diversas funções na instituição e no Supremo Tribunal Federal (STF), onde atuou como assessora, chefe de gabinete e secretária-geral da Presidência, no período de 2009 a 2020. Em fevereiro de 2024, Daiane passou a integrar o Conselho Nacional de Justiça, indicada pela Câmara dos Deputados.
Senado Federal Ano legislativo começa com 24 medidas provisórias pendentes
Senado Federal De olho no público virtual, discursos no Senado ficam mais curtos, aponta estudo
Senado Federal Com público virtual, discursos no Senado ficam mais curtos, aponta estudo