
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 3601/23 , que institui o Programa Nacional de Incentivo e Comercialização do Dendê (PNICD).
A ideia é promover o desenvolvimento das cadeias produtivas do óleo de dendê no Brasil. A proposta estabelece princípios e diretrizes para o programa, visando:
O relator, deputado Diego Coronel (PSD-BA), recomendou a aprovação do texto após ajuste na redação. O relator eliminou partes que considerou meramente autorizativas ou que já constituem competências do Poder Executivo.
Como tramita em caráter conclusivo, a proposta deverá seguir para o Senado, salvo se houver recurso para análise no Plenário da Câmara. Para virar lei, a versão final do texto precisa ser aprovada pela Câmara e pelo Senado.
“O Brasil possui o maior potencial mundial para a produção do óleo de dendê”, disse o autor do projeto, deputado Raimundo Santos (PSD-PA). Segundo ele, a importância econômica do óleo de dendê extrapola o conhecido uso culinário. "É atualmente empregado como biocombustível, como proteção de
folhas-de-flandres e chapas de aço, na fabricação de sabão, vela, graxas,
lubrificantes e artigos vulcanizados, e na produção de gorduras vegetais e
margarinas", disse.
Câmara Comissão aprova projeto que suspende normas federais sobre o uso da força por policiais
Câmara Comissão aprova projeto que amplia definição de dependente legal de policiais civis
Câmara Comissão aprova salas inclusivas para pessoas com deficiência em locais de grande circulação