
O Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran/TO) segue com as ações da Semana Estadual de Prevenção de Acidentes ao Ciclista Dr. Pedro Caldas em todo o estado. Na manhã desta quarta-feira, 12, o órgão realizou uma blitz educativa na avenida do antigo aeroporto de Palmas.
Agentes e educadores de trânsito em conjunto realizam a ação com o objetivo de sensibilizar os condutores e pedestres quanto ao respeito aos ciclistas, evidenciando os direitos e deveres de todos no trânsito.
A gerente para o trânsito do Detran/TO, Hélida Christina Noronha, pontua que as ações desenvolvidas pelo órgão buscam também evidenciar a bicicleta como meio de transporte alternativo, por promover a sustentabilidade, e os ganhos à saúde humana pela prática física.
“Nós sabemos do potencial sustentável da bicicleta, dos benefícios à saúde e do impacto positivo no trânsito, por isso buscamos incentivar o uso deste veículo e educar os usuários sobre quais são os direito e deveres dos usuários da via, conscientizando que um trânsito seguro se constrói a participação coletiva”, enfatiza a gerente.
Ações pelo estado
Além da capital, a mensagem da campanha foi levada pelo Detran às ruas de Araguaína, região norte do estado, e ao colégio estadual Sancha Ferreira e na unidade da Escola Militar dos Bombeiros no município. Em Paraíso do Tocantins, região central do estado, o Detran/TO também realizou uma roda de conversa com os alunos da Escola Militar dos Bombeiros do município.
Semana Estadual de Prevenção de Acidentes ao Ciclista
A Semana Estadual de Prevenção de Acidentes ao Ciclista Dr. Pedro Caldas acontece toda semana correspondente ao dia 10 de novembro. O movimento foi instituído pela Lei nº 4.204, sancionada em 20 de julho de 2023, e incluída no calendário oficial de eventos do Estado.
A Semana visa promover a conscientização sobre a segurança dos ciclistas no trânsito com mais respeito por parte dos motoristas, além de estimular o debate sobre a importância do uso seguro da bicicleta como meio de transporte.
Quem foi Pedro Caldas?
A campanha faz alusão à Pedro Caldas, que foi um médico ginecologista que morreu em decorrência de um sinistro de trânsito, enquanto pedalava com um colega na rodovia TO-050, no perímetro urbano de Palmas. Pedro permaneceu pouco mais de um mês internado em um hospital de Palmas e veio a óbito depois de sofrer complicações no traumatismo craniano grave que sofreu pela colisão.
Natural do Rio de Janeiro (RJ), Pedro Caldas era triatleta e foi atropelado no momento em que treinava para competições. Ele deixou uma esposa e três filhos.
Geral Estado de SP tem mais uma morte por causa da chuva; total chega a 11
Geral Mega-Sena sorteia prêmio acumulado em R$ 41 milhões neste sábado
Geral INSS bloqueia repasses a Master por problemas em consignados
Geral Dezenas de ônibus de uma mesma empresa urbana são apedrejados no DF
Tocantins SSP/TO apresenta estrutura do novo Complexo de Delegacias de Taquaralto a representantes do Fundo Nacional de Segurança Pública
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa entrega sementes do programa Mesa Farta a agricultores familiares de São Félix do Tocantins, no Jalapão
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa participa da passagem de comando do 13º BPM em São Félix do Tocantins e entrega R$ 3,5 milhões em investimentos para a unidade
Tocantins Governo do Tocantins prorroga prazo para confirmação de matrícula de estudantes novatos na rede estadual de ensino
Tocantins Governo do Tocantins alerta produtores de soja sobre prazo para cadastro de áreas cultivadas