
O ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, disse nesta quarta-feira (12) que o governo estuda a possibilidade de realizar uma busca ativa de aposentados e pensionistas que tiveram descontos indevidos em benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e que ainda não solicitaram ressarcimento.
“A gente pode ver se faz uma busca ativa para comunidades quilombolas, comunidades ribeirinhas, pessoas com mais de 80 anos, que a gente julga que têm alguma dificuldade de encontrar as agência e de entrar no aplicativo Meu INSS”, detalhou.
Em entrevista a emissoras de rádio durante o programa Bom Dia, Ministro , produzido pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Wolney avaliou que a busca ativa, entretanto, só deve acontecer no final do novo prazo definido pelo governo para que aposentados e pensionistas solicitem o ressarcimento dos descontos.
“A gente pode fazer, mas a gente vai deixar lá para o finalzinho porque a gente tem medo que pessoas se aproveitem disso, usem um crachá ou jaleco dizendo que são do INSS, procurem indevidamente aposentados e haja um outro tipo de fraude. Vamos deixar isso mais por finzinho, só com essa franja que ficar para o final do atendimento”, concluiu.
O governo federal decidiu prorrogar até 14 de fevereiro de 2026 o prazo para que aposentados e pensionistas possam solicitar o ressarcimento de valores descontados indevidamente de seus benefícios do INSS. O prazo original se encerraria em 14 de novembro.
Até o momento, cerca de 3,7 milhões de beneficiários já foram ressarcidos, em valores que somam R$ 2,5 bilhões. O governo estima que cerca de 9 milhões de aposentados e pensionistas tiveram descontos indevidos em seus benefícios e estariam aptos a solicitar a devolução.
Tocantins Procon Tocantins monitora preços da Black Friday em lojas físicas e on-line para garantir descontos reais
Tocantins Detran/TO realiza décimo leilão do ano com 274 veículos em Arraias
Tocantins Governo do Tocantins avança no processo de implantação da identificação neonatal nas maternidades públicas do estado
Tocantins Unitins reforça ensino da saúde e abre processo seletivo para professores em quatro cursos em Palmas
Geral Governo autoriza nomeação de 855 aprovados na 1ª edição do CNU
Tocantins Governo do Tocantins prorroga inscrições para seleção de diretores de escolas indígenas e quilombolas até o dia 16 de novembro
Tocantins Tocantins reforça compromisso com o desenvolvimento sustentável e participa do lançamento do Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil na COP30
Geral Estudo diz que beber café reduz risco de arritmia cardíaca
Gurupi - TO Prefeitura de Gurupi e Sebrae realizam Hackathon de Inovação para transformar conhecimento acadêmico em soluções para a cidade