
Entre os dias 3 e 5 de novembro, representando o Governo do Tocantins, a Controladoria-Geral do Estado (CGE), por meio da Ouvidoria-Geral, marcou presença no XXVIII Congresso Brasileiro de Ouvidores - CBO 2025, realizado em São Paulo/SP. O encontro, promovido pela Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO Nacional), reuniu representantes de ouvidorias públicas e privadas de todo o país para debater inovação, transparência, cidadania e o fortalecimento da escuta social.
Com o tema “A evolução das Ouvidorias: a constante atualização, com foco nas necessidades do cidadão e inovação, para atender aos desafios da sociedade”, o congresso promoveu debates e reflexões sobre o papel das ouvidorias na construção de uma gestão pública mais acessível, participativa e eficiente.
A programação contou com palestras, mesas-redondas e oficinas temáticas, que abordaram temas como cibersegurança e atendimento digital, indicadores de qualidade, governança pública, integridade e reputação institucional. Um dos destaques foi a segunda edição da Sessão de Pôsteres, que apresentou experiências e boas práticas de ouvidorias de todo o Brasil voltadas à melhoria do atendimento ao cidadão.
O ouvidor-geral do Estado, Arthur Castro, destacou que a participação do Tocantins no congresso reforça o compromisso em aprimorar continuamente os canais de escuta e o relacionamento com a sociedade. “O Congresso Brasileiro de Ouvidores é um espaço de aprendizado e fortalecimento da atuação das ouvidorias em todo o país. Estar presente nesse encontro é reafirmar o compromisso do Estado com a transparência, a ética e a melhoria constante do atendimento público. As discussões e trocas que vivenciamos aqui inspiram e qualificam ainda mais o nosso trabalho diário em prol do cidadão tocantinense”, afirmou.
O secretário-chefe da CGE/TO, Murilo Centeno, pontuou que a presença da delegação no evento faz parte das ações estratégicas do Governo do Tocantins voltadas ao fortalecimento da governança, da integridade e da cultura de participação social. “A Ouvidoria é um canal essencial de diálogo entre o cidadão e o poder público. Investir na formação e atualização dos nossos profissionais é investir em uma gestão mais transparente, participativa e eficiente. O Tocantins tem avançado muito nessa área, e participar de um congresso dessa relevância é uma oportunidade de consolidar práticas e trazer novas ideias para aprimorar nossos serviços”, ressaltou.
A delegação tocantinense foi composta por ouvidores da Casa Civil, Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), Instituto de Gestão Previdenciária do Tocantins (Igeprev), Procuradoria-Geral do Estado (PGE), Agência Tocantinense de Transportes e Obras (Ageto), Secretaria da Cidadania e Justiça (Seciju), Secretaria da Igualdade Racial (Seir), Fomento Tocantins e Universidade Estadual do Tocantins (Unitins).
O evento marcou também o início das comemorações pelos 30 anos da ABO Nacional, consolidando-se como um dos principais fóruns de debate e aprimoramento da atividade de ouvidoria no Brasil.
Geral Estado de SP tem mais uma morte por causa da chuva; total chega a 11
Geral Mega-Sena sorteia prêmio acumulado em R$ 41 milhões neste sábado
Geral INSS bloqueia repasses a Master por problemas em consignados
Geral Dezenas de ônibus de uma mesma empresa urbana são apedrejados no DF
Tocantins SSP/TO apresenta estrutura do novo Complexo de Delegacias de Taquaralto a representantes do Fundo Nacional de Segurança Pública
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa entrega sementes do programa Mesa Farta a agricultores familiares de São Félix do Tocantins, no Jalapão
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa participa da passagem de comando do 13º BPM em São Félix do Tocantins e entrega R$ 3,5 milhões em investimentos para a unidade
Tocantins Governo do Tocantins prorroga prazo para confirmação de matrícula de estudantes novatos na rede estadual de ensino
Tocantins Governo do Tocantins alerta produtores de soja sobre prazo para cadastro de áreas cultivadas