
A Polícia Científica do Tocantins deu início à segunda fase do Curso de Microcomparação Balística, nesta segunda-feira, 3, no Laboratório de Balística Forense do Instituto de Criminalística Valdivino Tundelo de Carvalho, em Palmas. A capacitação é ministrada por equipe disponibilizada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e conta com a presença dos docentes José Roque Arfeli Júnior, perito criminal do Mato Grosso (MT), e Gervásio Fontenelle de Castro e Silva, perito criminal do Ceará (CE).
O curso, que será realizado até sexta-feira, 7, conta com a participação dos peritos Kim Rocha, Marcelo Fava, Roberto Ferraz e Valéria Viana, profissionais atuantes na área de balística. A primeira fase foi realizada de forma on-line e síncrona nos dias 28, 29 e 31 de outubro de 2025.
O superintendente da Polícia Científica do Tocantins, Wanderson Santana Rocha, destacou a importância da capacitação. “Capacitar nossos peritos em Microcomparação Balística é fundamental para aprimorar as análises técnicas, fortalecer as investigações criminais e garantir resultados mais precisos, contribuindo diretamente para a segurança da população”, afirmou.
O curso de Microcomparação Balística é fundamental para o desenvolvimento técnico dos peritos, permitindo a atualização de conhecimentos, a padronização de procedimentos e a troca de experiências entre profissionais de diferentes estados. A capacitação contribui diretamente para a qualidade das análises periciais e para a eficiência das investigações criminais no Tocantins e em todo o país.
  Tocantins  Governador Laurez Moreira assina Ordem de Serviço para revitalização do Ginásio Ciano Aires da Silva, em Porto Nacional   
  Tocantins  Procon Tocantins apreende mais de 1,4 mil produtos vencidos durante a operação “De Olho no Copo”  
  Gurupi - TO  Campanha de Vacinação contra a Influenza tem início em Gurupi