
Em conformidade com o Plano de Trabalho firmado entre o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e a Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Tocantins (AEM/TO), está sendo realizada a Operação Especial Verão, conduzida pela área técnica de Pré-Medidos.
A ação tem como objetivo verificar a conformidade dos rótulos e assegurar que as informações presentes nas embalagens estejam em acordo com as normas do Inmetro, garantindo transparência e proteção ao consumidor.
A primeira etapa da operação será realizada ao longo do mês de novembro, com visitas técnicas a estabelecimentos atacadistas e varejistas em todo o Tocantins. A ação tem como foco a fiscalização de produtos pré-embalados, ou seja, embalados sem a presença do consumidor, como água mineral com ou sem gás, leite, sucos, refrigerantes, bebidas lácteas, energéticos e protetores solares. Durante a inspeção, as equipes verificam se a quantidade real dos produtos,em litros ou mililitros, corresponde ao volume indicado nas embalagens, incluindo frascos, garrafas, sachês e embalagens tipo tetra pak.
O presidente da Agência de Metrologia, Paulo Sidnei destaca que a Operação Especial Verão tem por objetivo verificar os produtos para a conferência entre peso informado e peso medido. “A ação é benéfica tanto para quem vende, como para quem compra, pois reforçam a transparência nas relações comerciais e, também, promovem maior credibilidade a quem consome”, destaca.
Próxima etapa - Ensaios laboratoriais
Após a etapa de fiscalização nos pontos de venda, a equipe técnica da Agência de Metrologia realiza o recolhimento de mercadorias para a execução de ensaios laboratoriais. São coletados produtos de diversas marcas disponíveis ao consumidor, em conformidade com a normativa do Inmetro, que determina o recolhimento de 13 unidades de cada item para análise. Os fabricantes são previamente informados por meio de carta-convite e têm o direito de acompanhar todo o processo de testes e trâmites legais, garantindo transparência e credibilidade às ações de fiscalização.
Produtos pré-medidos
Mais de 85% dos produtos que são consumidos pelos brasileiros são pré-medidos, ou seja, são mercadorias que foram embaladas e pesadas sem a presença do consumidor e que se encontram em condições de comercialização. Normalmente, são produtos etiquetados pelo próprio estabelecimento.
A equipe da Agência de Metrologia reforça que todo produto, seja ele industrial ou artesanal, ao ser exposto em estabelecimento comercial deve conter uma embalagem própria, com o rótulo descrevendo o peso bruto da mercadoria.
Tocantins Governador Laurez Moreira assina Ordem de Serviço para revitalização do Ginásio Ciano Aires da Silva, em Porto Nacional
Tocantins Procon Tocantins apreende mais de 1,4 mil produtos vencidos durante a operação “De Olho no Copo”
Tocantins Polícia Científica do Tocantins realiza segunda fase do Curso de Microcomparação Balística