Segunda, 03 de Novembro de 2025
30°

Tempo nublado

Palmas, TO

Saúde Tocantins

Governo do Tocantins realiza captação de órgãos após autorização da família de doador

Procedimento resultou na doação de dois rins e das córneas que foram encaminhados para pacientes da fila nacional de transplante

03/11/2025 às 08h47
Por: Redação Fonte: Secom Tocantins
Compartilhe:
Captação dos órgãos foi concluída após mais de duas horas de procedimento - Foto: SES/Governo do Tocantins
Captação dos órgãos foi concluída após mais de duas horas de procedimento - Foto: SES/Governo do Tocantins

O Tocantins realizou uma captação de órgãos, no Hospital Geral de Palmas (HGP) nesse sábado, 1º de novembro. A ação foi possível após o sim da família de um homem de 56 anos, que que evoluiu para a morte encefálica.

A captação dos dois rins e das córneas foi concluída após mais de duas horas de procedimento de forma segura e coordenada pela médica Ana Virgínia de Brasília, equipe de anestesia e enfermagem do centro cirúrgico do HGP, equipe da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOOT), Organização de Procura de Órgãos (OPO), Banco de Olhos Público do Tocantins (BOTO) e Central Estadual de Transplantes de Órgãos (Cetto).

Conforme a OPO, um dos órgãos seguiu com a equipe da captação para Brasília via Força Aérea Brasileira (FAB) e o outro em avião comercial com destino final para Recife. Seguindo rigorosamente os protocolos de acondicionamento em hipotermia com infusão de solução preservadora dos mesmos para manter sua viabilidade para doação.

Decisão

Segundo relatos da família, a mãe do doador faleceu enquanto aguardava por um órgão na fila de transplantes, fato que sensibilizou os familiares a decidir pela doação dos órgãos do ente querido. Cada sim contribui para tirar pessoas que estão ansiosamente à espera de uma ligação da central de transplantes, a qualquer hora do dia ou da noite, trazendo a esperança de viver.

O médico Neurologista, Paulo Márcio Miglioli, ressaltou que o processo de captação foi tranquilo e agradece aos familiares pelo ato solidário. “Gratidão por tomarem essa atitude com a consciência de que uma vida próxima vai embora permitindo que outra distante possa continuar. é um ato de nobreza, compaixão e amor pela vida, o que leva a renovar a felicidade de uma família, é um exemplo a ser seguido”.

Para a Enfermeira, Lorena Rodrigues, o ato de doar órgãos é a prova de que a vida pode continuar através de outras pessoas. “A doação de órgãos é um dos gestos mais lindos que uma pessoa pode deixar. É a chance de continuar fazendo o bem mesmo depois da vida, de transformar a dor em esperança. Uma única doação pode salvar várias vidas e isso é algo realmente poderoso”.

Estamos realizando mais uma captação de múltiplos órgãos aqui no Hospital Geral de Palmas um gesto de amor que representa esperança para várias pessoas que aguardam na lista de espera por um transplante.

A coordenadora da Central Estadual de Transplantes de Órgãos (Cetto), Tatiana Oliveira, destacou a importância da sensibilização das famílias e do fortalecimento da rede de transplantes no Tocantins. “Nosso foco é sempre a sociedade garantir que cada doação se transforme em vida e que mais pacientes tenham a oportunidade de recomeçar. Sabemos o quanto a espera por um transplante é dolorosa, e é justamente por isso que cada avanço, cada doador, cada família que dizsimà doação, representa um passo gigantesco na redução da lista e na consolidação do nosso sistema de transplantes”.

“O Tocantins vem avançando de forma significativa, com o apoio das equipes hospitalares, da regulação, dos profissionais que atuam nos plantões e, principalmente, com o entendimento da sociedade sobre a importância de ser um doador”, completou Tatiana.

Contribuíram para o procedimento de captação dos órgãos, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana de Palmas e a Polícia Militar do Tocantins (PMTO).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.