
O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), realizou na manhã dessa quarta-feira, 29, a 18ª reunião do Fórum Estadual de Mudanças Climáticas (FEMC) para dar posse aos novos membros que passam a integrar o colegiado mandato 2024/2026.
Na ocasião, também foi repassado, aos novos conselheiros, o andamento do Programa Jurisdicional de Redução das Emissões dos Gases de Efeito Estufa por Desmatamento e Degradação Florestal (JREDD+).
O titular da Semarh, Divaldo Rezende, destacou a importância do FEMC como um espaço estratégico de diálogo e cooperação entre diferentes instituições e setores da sociedade. “O Fórum tem papel essencial na construção coletiva de políticas públicas que enfrentem os desafios das mudanças climáticas. É um espaço de escuta, proposição e fortalecimento da governança ambiental no Tocantins”, afirmou.
A superintendente de Gestão de Políticas Públicas Ambientais da Semarh, Marli Santos, apresentou os resultados e esclareceu dúvidas sobre o JREDD+, destacando o trabalho da ouvidoria do programa, canal aberto para promover a transparência e a participação popular. Marli Santos reiterou ainda que todos os documentos referentes aos passos executados pelo programa, inclusive a autorização para transacionar crédito de carbono, estão disponíveis no site oficial do JREDD+.
“O JREDD+ consolida o Tocantins como referência na política de redução de emissões e no uso sustentável dos recursos naturais. Nosso compromisso é garantir que as etapas sejam conduzidas com transparência, responsabilidade e ampla participação social; e o Fórum tem um papel estratégico de acompanhamento e orientação das políticas ambientais no Tocantins”, destacou.
O Fórum Estadual de Mudanças Climáticas é um órgão colegiado de caráter consultivo e deliberativo vinculado à Semarh. Tem como finalidade propor, acompanhar e avaliar políticas públicas relacionadas à mitigação dos efeitos das mudanças climáticas e à promoção do desenvolvimento sustentável no Tocantins.
O Fórum é composto por representantes de órgãos governamentais do estado, instituições de pesquisa, entidades da sociedade civil e do setor produtivo, atuando de forma integrada na formulação de estratégias e ações voltadas à preservação ambiental e à adaptação climática.
O representante do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Pablo Vasconcelos, que tomou posse durante o evento, reiterou a importância da participação do órgão no Fórum. “O Ruraltins tem um papel fundamental nesse espaço, pois trabalha diretamente com os agricultores familiares e é o órgão oficial de assistência e extensão rural do Estado. A agricultura familiar está inserida nesse processo de forma central e a presença do Instituto nas discussões do Fórum é essencial para fortalecer as ações e garantir que as políticas cheguem a quem está na base da produção”, destacou.
Durante a reunião, foi aprovado ainda o Calendário de Reuniões Ordinárias para 2026.
Empossados
Ao todo, foram emitidos dez termos de posse destinados aos representantes de órgãos e instituições parceiras.Foram empossados o titular Arquimedes A. Milhomens e o suplente Cleyton Nascimento Souto (representando a Polícia Militar do Tocantins); Marilene Lima dos Santos e a suplente Amanda Soares Rodrigues (Associação Tocantinense de Municípios); Isac Braz da Cunha e a suplente Loane Ariela Silva Cavalcante (Prefeitura Municipal de Palmas); Vandré Noleto de Matos e o suplente Marcelo Gualberto Caldeira (Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária ); Gustavo Braz Carneiro e o suplente Fernando Afonso Nunes Filho (Instituto de Desenvolvimento Ambiental e Humano da Região Amazônica); Raimundo Nonato Parente Filho (Secretaria de Estado da Fazenda); titular Saulo Vinhal da Costa (Ministério Público Estadual); titular Sérgio Luís de Oliveira Silva (Secretaria de Estado da Saúde).
Tocantins Governo do Tocantins distribui cerca de 17 mil mudas do Cerrado para recuperar Áreas de Preservação Permanentes nas bacias hidrográficas
Tocantins Governo do Tocantins fortalece adesão ao Projeto Floresta+ e incentiva conservação ambiental no campo
Tocantins Governo do Tocantins dá início às ações para elaboração do plano de prevenção e combate a incêndios florestais de 2026
Tocantins Monitoramento ambiental do Governo do Tocantins aponta queda no desmatamento e nos focos de queimadas em 2025
Tocantins Governo do Tocantins avança em políticas ambientais e fortalece protagonismo internacional
Tocantins Meio Ambiente destaca destinação correta dos resíduos sólidos urbanos em Paraíso do Tocantins
Tocantins Governo do Tocantins participa de debates sobre a agenda climática no Fórum da Amazônia Legal em São Luís
Tocantins Governo do Tocantins recebe representantes do programa AL-Invest Verde, iniciativa da União Europeia, para alinhamento sobre o CAR 2.0
Tocantins Com 98,53% das metas atingidas, Governo do Tocantins reforça diálogo com a ANA e destaca avanços na gestão de recursos hídricos