
O Governo do Tocantins, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/TO), alerta os proprietários de veículos do estado, cujas placas terminam em 1, 2, 3, 4 e 5, que têm até esta sexta-feira, 31, para pagar o licenciamento anual sem a incidência de multas e juros.
Os veículos com placas de final 6, 7 e 8 têm até o dia 30 de novembro; e os de final 9 e 0, até o dia 15 de dezembro, conforme a Portaria nº 1.214/2025, publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) nº 6.921.
Licenciamento é diferente de IPVA
O licenciamento é o documento que autoriza a circulação de veículos em todo o país. Sua obrigatoriedade está prevista na Resolução nº 110 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e na Portaria nº 1.017/2025 da Secretaria da Fazenda (Sefaz/TO), que garantem segurança jurídica e padronização das regras em todo o estado.
Sem o pagamento do licenciamento e do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), o proprietário não pode emitir o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo eletrônico (CRLV-e). A circulação do veículo em situação irregular configura infração gravíssima, conforme o artigo 230 do Código de Trânsito Beasileiro (CTB).
Como emitir o boleto do licenciamento
Para emitir o boleto, o proprietário deve acessar o portal de serviços no sitewww.to.gov.br/detran/veiculos, selecionar a opção “Solicitar serviço”, informar a placa e o Renavam do veículo, e inserir o CPF ou CNPJ do proprietário.
Após o pagamento da taxa de licenciamento e do IPVA, o CRLV-e fica disponível em formato digital no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) ou pode ser impresso em folha comum.
Tocantins Governo do Tocantins divulga seleção de Agentes de Governança Territorial do Programa Nacional de Educação do Campo
Geral Lula sanciona lei que fortalece o combate ao crime organizado
Geral Fórum Brasileiro de Segurança Pública condena operação no Rio
Tocantins Governo do Tocantins alerta proprietários de veículos para o fim do prazo de pagamento do licenciamento que termina nesta sexta-feira, 31
Geral Lula ficou "estarrecido" com número de mortos no Rio, diz Lewandowski
Geral "Não era razoável", diz PF sobre planejamento da operação no Rio
Geral Mães de mortos questionam operação no Rio: “Arrancaram o braço dele
Tocantins Governo do Tocantins convoca mais de 19 mil beneficiários do Igeprev para realizar a Prova de Vida 2025
Tocantins Governo do Tocantins une tecnologia e inclusão em evento sobre inteligência artificial e valorização humana