Sábado, 25 de Outubro de 2025
24°

Parcialmente nublado

Palmas, TO

Cidades Palmas - TO

Grupo de idosos de Palmas participa de roda de conversa sobre crimes cometidos contra vulneráveis

Atividade faz parte de várias ações realizadas em outubro com pessoas acima de 60 anos em alusão ao Dia da Pessoa Idosa

24/10/2025 às 16h00
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Palmas - TO
Compartilhe:
Dona Terezinha, além de participar da roda de conversa, aproveitou para aferir pressão e glicose – Foto: Gabriela Letrari
Dona Terezinha, além de participar da roda de conversa, aproveitou para aferir pressão e glicose – Foto: Gabriela Letrari

Na manhã desta sexta-feira, 24, o grupo de idosos da Unidade de Saúde da Família (USF) Valéria Martins Pereira, localizada na Arse 122 (1.206 Sul), em Palmas, participou de roda de conversa sobre crimes cometidos contra vulneráveis. As orientações foram repassadas por representantes da Delegacia de Atendimento aos Vulneráveis (DAV) da Polícia Civil do Tocantins, em parceria com a Prefeitura de Palmas. Segundo a Secretaria Municipal da Saúde (Semus), a atividade faz parte de uma série de ações realizadas durante o mês de outubro com pessoas acima de 60 anos, em alusão ao Dia do Idoso, celebrado no dia 1º do mês. A programação faz parte da Operação Virtudes.

O foco da roda de conversa foram os cuidados necessários para que o idoso possa perceber e evitar a violência física, financeira, patrimonial, psicológica, oratória, moral, sexual e até mesmo negligência ou abandono, dentro e fora de casa. Além das informações de educação em saúde, os idosos também aferiram pressão, fizeram teste de glicemia, pesagem, triagem odontológica e atendimento com profissionais da saúde.

Dona Terezinha Lima de Souza, de 76 anos, foi convidada a participar da atividade pela agente comunitária da unidade. Ela mora com o filho, a nora e dois netos e se sente muito amada e cuidada pela família. “Apesar de ser dona do meu dinheiro e das minhas vontades, é muito bom ter conhecimento dessas informações para evitar que uma outra pessoa me engane e, até mesmo, orientar outros idosos a não caírem em golpes ou não passarem por situações indelicadas”, contou.

A responsável técnica pela Saúde da Pessoa Idosa da Semus, Taisa Pinheiro, destaca que ocorreram ações educativas em unidades de saúde, parques e instituições de longa permanência para idosos (ILPIs). “A Semus foi parceira desta operação organizada pelo Conselho Municipal do Direito da Pessoa Idosa e pela Delegacia de Atendimento aos Vulneráveis”, esclareceu.

Texto: Gabriela Letrari

Edição: Juliana Matos

Palestra para idosos foi feita por representantes da Delegacia de Atendimento a Vulneráveis - Foto: Gabriela Letrari
Palestra para idosos foi feita por representantes da Delegacia de Atendimento a Vulneráveis - Foto: Gabriela Letrari
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.