
A Comissão de Finanças e Tributação aprovou o Projeto de Lei 382/25 , que permite que agricultores familiares com dívidas com o governo federal participem do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). O programa compra alimentos da agricultura familiar com dispensa de licitação.
Atualmente, só o produtor com situação cadastral regular junto aos órgãos federais, como o Ministério da Agricultura e a Receita Federal, pode vender alimentos para o PAA.
O projeto, do deputado João Daniel (PT-SE), foi aprovado com emenda do relator, deputado Zé Neto (PT-BA), que reduziu a parcela da venda que deverá ser destinada pelo produtor rural para quitar a dívida. O projeto previa que até 75% do valor pago ao produtor seria direcionado à amortização da dívida, mas, por recomendação do relator, esse montante caiu para 50%.
“Entendemos que esse limite poderia ser um pouco mais baixo para que, com dinheiro em mãos, ele possa arcar com os custos de produção sem apelar para a contração de novas dívidas”, disse.
Próximas etapas
O projeto será agora analisado, em caráter conclusivo, pela Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, a proposta precisa ser aprovada pela Câmara e pelo Senado.
Câmara CPMI ouve na segunda-feira ex-diretor de Governança do INSS Alexandre Guimarães
Câmara Comissão de Segurança Pública debate penas para líderes e membros de facções criminosas
Câmara Comissão aprova projeto que prorroga empréstimos do FGTS para Santas Casas
Câmara Comissão aprova inclusão de academias no Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos
Câmara Comissão aprova projeto que pretende tornar a internet mais segura e acessível para idosos
Câmara Comissão aprova multa para quem deixa criança sozinha em elevador e áreas comuns de condomínios