
Por: Heliana Oliveira – Secom Gurupi

Na manhã desta sexta-feira, 24, a Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, realizou uma reunião com representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente e da Secretaria de Saúde — por meio do Centro de Controle de Zoonoses e da Vigilância Sanitária e Agência Municipal Trânsito e Transportes (AMTT) — para discutir estratégias de enfrentamento ao problema de criação de cavalos na zona urbana.
A ação visa reforçar o cumprimento do Código de Posturas Municipais, que proíbe a criação e manutenção de animais no perímetro urbano. Conforme a legislação, os infratores terão seus animais apreendidos e removidos, além de estarem sujeitos a multas e demais penalidades.
O secretário de Desenvolvimento Urbano, Eremilson Leite, destacou a importância da conscientização da população e do cumprimento do artigo 108 do Código de Posturas. “É proibida a criação de animais dentro do perímetro urbano. Precisamos conscientizar as pessoas, pois muitos desses animais ficam soltos, o que tem causado acidentes e revolta na sociedade, inclusive, pelos maus-tratos. Estamos formando uma força-tarefa para resolver de fato esse problema”, afirmou, completando que, inclusive, o julgamento dessas ações pode ter prioridade no Contencioso para que o processo siga de forma mais célere.
A partir de agora, a Prefeitura reforçará a fiscalização e o diálogo com os proprietários de animais. Quando um animal for identificado na zona urbana, a gestão entrará em contato com o responsável, notificando-o para a retirada imediata. Caso a orientação não seja atendida, serão aplicadas multas e outras medidas cabíveis, incluindo a apreensão do animal.
“A iniciativa faz parte do compromisso da administração municipal em garantir a segurança da população, o bem-estar dos animais e a organização do espaço urbano”, ressaltou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Wilson Souza.
Ações realizadas
A Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, já vem realizando a operação de recolhimento dos animais nas ruas. Os equinos são recolhidos, os proprietários são notificados e autuados.
A Prefeitura estruturou um local no Centro Administrativo Municipal para acolhimento temporário dos animais até que sejam devolvidos ao proprietário que regularizem a situação ou são encaminhados para doação a entidades filantrópicas e pessoas com propriedades rurais aptas a oferecer um ambiente adequado e seguro.
Gurupi - TO Prefeitura de Gurupi fortalece política ambiental e destina cerca de uma tonelada de resíduos eletrônicos para reciclagem especializada
Gurupi - TO Prefeitura de Gurupi decreta ponto facultativo no período da tarde da segunda-feira, 29, em razão do jogo da Seleção Brasileira
Tocantins Governo do Tocantins amplia devolução de embalagens com projeto Recebimento Itinerante
Tocantins Governo do Tocantins inicia planejamento integrado para realização da Romaria do Senhor do Bonfim
Gurupi - TO Tocantins Amigo do Pet reforça ações de saúde animal já desenvolvidas em Gurupi
Gurupi - TO Projeto desenvolvido em parceria entre Saúde, UnirG e UFT fortalece cuidado à pessoa idosa em Gurupi
Gurupi - TO 25ª edição do Arraiá da Amizade abre com sucesso de público, grandes shows e celebração da cultura nordestina em Gurupi
Tocantins Tocantins figura entre os principais exportadores de carne bovina do país com US$ 633 milhões em vendas ao mercado internacional
Tocantins Polícia Civil deflagra Operação Vital contra organização criminosa investigada por esquema milionário de sonegação fiscal no Tocantins