
Faleceu na madrugada desta quinta-feira (23) Antônio Cayres de Almeida, o histórico Antônio do Bar, aos 75 anos. Seis vezes eleito prefeito, ele é reconhecido como a maior liderança política da história de Augustinópolis. Antônio estava internado em um hospital de Brasília (DF), onde fazia acompanhamento médico, e acabou não resistindo a complicações de saúde.
Nos últimos anos, o político vinha enfrentando problemas de saúde recorrentes, submetendo-se a tratamentos contínuos para diversas comorbidades. Durante a campanha de 2020, contraiu COVID-19 ao menos duas vezes, o que deixou sequelas que agravaram seu quadro clínico. Além disso, enfrentava insuficiência renal, com apenas um rim em funcionamento parcial, e havia passado por cirurgia cardíaca, sendo portador de marca-passo.
Mesmo debilitado, manteve-se ativo na política e disputou novamente as eleições de 2024, quando conquistou mais um mandato, demonstrando determinação apesar das limitações físicas. Durante a atual gestão, precisou de várias internações médicas.
Nascido em 25 de agosto de 1950, na comunidade de Água Quente (BA), Antônio Cayres iniciou sua trajetória pública em 1988, ao ser eleito pela primeira vez prefeito de Augustinópolis, tornando-se o segundo gestor da história do município. Voltou ao cargo em 1996, foi reeleito em 2000, e novamente eleito em 2008, quando teve o mandato cassado após três meses.
Em 2012, sua esposa, Deijanira Almeida, foi eleita prefeita da cidade, dando continuidade à influência política da família Cayres. Após recuperar os direitos políticos, Antônio retornou à disputa eleitoral em 2020, vencendo novamente, e foi reeleito em 2024.
Antônio do Bar deixa a esposa, Deijanira Almeida Pereira, dois filhos e seis netos.
A família Cayres se estabeleceu em Augustinópolis em 1974, sob a liderança do patriarca Joaquim Domingos de Almeida Santos, vereador da primeira legislatura do município recém-emancipado.
A Prefeitura de Augustinópolis deve decretar luto oficial nos próximos dias em homenagem ao líder que marcou gerações e deixou um legado político profundo para o município e toda a região do Bico do Papagaio.
Política Câmara aprova regras para julgamentos do STF e envia texto ao Senado
Política Câmara aprova urgência para votar projeto que cria bancada cristã
Política Conselho de Ética arquiva representação contra Eduardo Bolsonaro