
A Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados realizará, na próxima terça-feira (28), audiência pública para discutir os impactos das novas ferramentas do Pix sobre a segurança e a privacidade na proteção dos direitos dos consumidores.
O debate será realizado às 14 horas, em plenário a ser definido, e atende a requerimento dos deputados Vinícius Carvalho (Republicanos-SP) e Daniel Almeida (PCdoB-BA).
O que é
O Pix é um sistema de pagamentos instantâneos criado pelo Banco Central. Ele permite que pessoas e empresas façam transferências e pagamentos em segundos, a qualquer hora e dia.
Neste ano, o governo anunciou novas ferramentas do Pix: o Mecanismo Especial de Devolução para golpes e fraudes e o Pix Parcelado.
Ampla adesão
"O Pix consolidou-se como meio de pagamento extremamente relevante no Brasil, com ampla adesão de consumidores e comerciantes", afirma Vinícius Carvalho. Por isso, a evolução dessa ferramenta exige atenção especial da sociedade e do Parlamento, sobretudo no que se refere à proteção do consumidor.
"O crescimento exponencial das transações via Pix trouxe também desafios ligados a fraudes eletrônicas, engenharia social e golpes digitais, que se multiplicam com rapidez", afirma.
A audiência vai discutir medidas de transparência, rastreabilidade e controle para evitar lavagem de dinheiro, publicidade enganosa e práticas abusivas.
Câmara Comissão aprova contagem de prazos criminais em dias úteis
Câmara Comissão aprova frota mínima de ônibus movidos a energia renovável nos municípios
Câmara Em sessão solene, deputados elogiam atuação dos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias
Câmara Comissão aprova projeto que determina divulgação on-line de dados sobre veículos apreendidos
Câmara Projeto zera Imposto de Importação para compras internacionais de até 50 dólares
Câmara Aliança Global de Integridade Esportiva defende criação de liga nacional para fortalecer o futebol brasileiro