O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), segue ampliando o acesso à cultura e à tecnologia em todas as regiões do estado. Entre os dias 16 e 18 de outubro, o equipamento cultural itinerante MovCEU, executado em parceria com o Ministério da Cultura (MinC), levou ações culturais, experiências tecnológicas e atividades de incentivo à cidadania e à leitura aos municípios de Cachoeirinha, São Bento do Tocantins e Juarina. A iniciativa reforça o compromisso do Governo em democratizar o acesso às políticas públicas de cultura e fortalecer a formação e valorização dos artesãos tocantinenses.
Em Cachoeirinha, a presença dos indígenas da Aldeia Cocalinho marcou o primeiro dia de atividades. O grupo participou das vivências oferecidas pelo projeto, como o uso de óculos de realidade virtual e o acesso à minibiblioteca itinerante, promovendo um intercâmbio simbólico entre saberes tradicionais e inovações tecnológicas.
“Levar o MovCEU ao interior é um desafio técnico e logístico, mas ver o impacto que ele causa nas comunidades faz tudo valer a pena”, destacou o assistente geral do projeto, Francisco Pereira. “A cada parada, percebemos que não se trata apenas de montar um equipamento cultural, mas de construir pontes entre pessoas, histórias e territórios”, complementou.
O prefeito de Cachoeirinha, Sandrimar Alves da Silva, reforçou a importância do projeto para o fortalecimento das ações culturais locais. “Com grande satisfação, acolhemos a equipe do MovCEU, cuja relevância para a cultura é inegável. Sua proposta abrangente engloba múltiplas atividades e empreendimentos concebidos para o entretenimento do público e o fortalecimento do cenário cultural”, enfatizou.
Em São Bento do Tocantins, a comunidade participou de apresentações infantis, atividades com realidade virtual e da minibiblioteca itinerante. Para o secretário de Meio Ambiente, Turismo e Lazer, Jhon Erles, o projeto é uma ferramenta de democratização cultural no extremo norte do estado. “O MovCEU proporciona aprimoramento na qualidade de ensino e na diversidade cultural. É um equipamento de excelência, com tecnologia avançada, que fomenta o acesso à literatura e às artes em localidades de difícil acesso, como a região do Bico do Papagaio. A aceitação foi notavelmente positiva e é fundamental que ações como esta se mantenham e se ampliem ao longo do ano”, ressaltou.
Encerrando o percurso, o MovCEU chegou a Juarina, onde foram realizadas apresentações musicais, cadastro para emissão da Carteira Nacional do Artesão e atividades de imersão virtual. A secretária municipal de Cultura, Ayra Rubya Galdino, destacou a relevância da ação para o fortalecimento dos trabalhadores da cultura. “É fundamental destacar a importância dos nossos artesãos possuírem a Carteira Nacional do Artesão. Esse registro confere suporte essencial para que possamos participar de editais e eventos de maior projeção. Agradecemos à equipe do MovCEU e à Secult pelo apoio, pelos recursos de realidade virtual, pela minibiblioteca e pela parceria que se fortalece a cada dia”, afirmou.
A equipe do MovCEU contou com a dedicação dos motoristas Edvaldo Junior, responsável pelo transporte do equipamento itinerante; e Agnaldo Luiz de Oliveira, que conduziu o veículo com os demais servidores. A coordenação técnica esteve a cargo de Lucy Alves, responsável pelas ações do projeto, e dos assistentes gerais Francisco Pereira da Silva e Everson Vinicius Feitosa de Sousa. A cobertura jornalística foi realizada por Paulo Gualberto e também integraram a equipe Agnes Carreiro, responsável pelo cadastro da Carteira Nacional do Artesão, e Warlley Brito, que prestou suporte na área de tecnologia da informação.
Sobre o MovCEU
O MovCEU integra o programaTerritórios da Cultura, iniciativa do Governo do Tocantins, que busca democratizar o acesso à infraestrutura cultural e garantir o direito à produção e ao consumo de cultura em todas as regiões do Estado.
Desenvolvido com investimento de R$ 615 mil por unidade, o equipamento conta com biblioteca com 500 livros renovados anualmente, estúdio para produção e edição audiovisual, óculos de realidade virtual, câmera com qualidade cinematográfica, projetor, telão, sistema de som, palco montável e todos os recursos necessários para apresentações culturais, exibições de cinema e oficinas de formação artística.