
O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), segue ampliando o acesso à cultura e à tecnologia em todas as regiões do estado. Entre os dias 16 e 18 de outubro, o equipamento cultural itinerante MovCEU, executado em parceria com o Ministério da Cultura (MinC), levou ações culturais, experiências tecnológicas e atividades de incentivo à cidadania e à leitura aos municípios de Cachoeirinha, São Bento do Tocantins e Juarina. A iniciativa reforça o compromisso do Governo em democratizar o acesso às políticas públicas de cultura e fortalecer a formação e valorização dos artesãos tocantinenses.
Em Cachoeirinha, a presença dos indígenas da Aldeia Cocalinho marcou o primeiro dia de atividades. O grupo participou das vivências oferecidas pelo projeto, como o uso de óculos de realidade virtual e o acesso à minibiblioteca itinerante, promovendo um intercâmbio simbólico entre saberes tradicionais e inovações tecnológicas.
“Levar o MovCEU ao interior é um desafio técnico e logístico, mas ver o impacto que ele causa nas comunidades faz tudo valer a pena”, destacou o assistente geral do projeto, Francisco Pereira. “A cada parada, percebemos que não se trata apenas de montar um equipamento cultural, mas de construir pontes entre pessoas, histórias e territórios”, complementou.
O prefeito de Cachoeirinha, Sandrimar Alves da Silva, reforçou a importância do projeto para o fortalecimento das ações culturais locais. “Com grande satisfação, acolhemos a equipe do MovCEU, cuja relevância para a cultura é inegável. Sua proposta abrangente engloba múltiplas atividades e empreendimentos concebidos para o entretenimento do público e o fortalecimento do cenário cultural”, enfatizou.
Em São Bento do Tocantins, a comunidade participou de apresentações infantis, atividades com realidade virtual e da minibiblioteca itinerante. Para o secretário de Meio Ambiente, Turismo e Lazer, Jhon Erles, o projeto é uma ferramenta de democratização cultural no extremo norte do estado. “O MovCEU proporciona aprimoramento na qualidade de ensino e na diversidade cultural. É um equipamento de excelência, com tecnologia avançada, que fomenta o acesso à literatura e às artes em localidades de difícil acesso, como a região do Bico do Papagaio. A aceitação foi notavelmente positiva e é fundamental que ações como esta se mantenham e se ampliem ao longo do ano”, ressaltou.
Encerrando o percurso, o MovCEU chegou a Juarina, onde foram realizadas apresentações musicais, cadastro para emissão da Carteira Nacional do Artesão e atividades de imersão virtual. A secretária municipal de Cultura, Ayra Rubya Galdino, destacou a relevância da ação para o fortalecimento dos trabalhadores da cultura. “É fundamental destacar a importância dos nossos artesãos possuírem a Carteira Nacional do Artesão. Esse registro confere suporte essencial para que possamos participar de editais e eventos de maior projeção. Agradecemos à equipe do MovCEU e à Secult pelo apoio, pelos recursos de realidade virtual, pela minibiblioteca e pela parceria que se fortalece a cada dia”, afirmou.
A equipe do MovCEU contou com a dedicação dos motoristas Edvaldo Junior, responsável pelo transporte do equipamento itinerante; e Agnaldo Luiz de Oliveira, que conduziu o veículo com os demais servidores. A coordenação técnica esteve a cargo de Lucy Alves, responsável pelas ações do projeto, e dos assistentes gerais Francisco Pereira da Silva e Everson Vinicius Feitosa de Sousa. A cobertura jornalística foi realizada por Paulo Gualberto e também integraram a equipe Agnes Carreiro, responsável pelo cadastro da Carteira Nacional do Artesão, e Warlley Brito, que prestou suporte na área de tecnologia da informação.
Sobre o MovCEU
O MovCEU integra o programaTerritórios da Cultura, iniciativa do Governo do Tocantins, que busca democratizar o acesso à infraestrutura cultural e garantir o direito à produção e ao consumo de cultura em todas as regiões do Estado.
Desenvolvido com investimento de R$ 615 mil por unidade, o equipamento conta com biblioteca com 500 livros renovados anualmente, estúdio para produção e edição audiovisual, óculos de realidade virtual, câmera com qualidade cinematográfica, projetor, telão, sistema de som, palco montável e todos os recursos necessários para apresentações culturais, exibições de cinema e oficinas de formação artística.
Tocantins Durante caravana do projeto Vida de Mulher, Secult amplia acesso ao cadastro de artesãs no norte do Tocantins
Tocantins Secult destaca produções tocantinenses para assistir, ouvir e visitar
Tocantins Viabilizada pelo Governo do Tocantins, websérie Black Music TOur chega à terceira temporada com estreia nesta quarta-feira, 28
Tocantins Governo do Tocantins viabiliza produção de álbum autoral da banda tocantinense Big Marias
Tocantins Festejo de São Sebastião integra o Calendário Cultural do Tocantins e fortalece tradições nos municípios do estado
Tocantins Projeto "Invasão do Pequi 2" une música e artes visuais em exposição em Palmas
Tocantins Com incentivo do Governo do Tocantins, série em quadrinhos de autor tocantinense é lançada em Palmas
Tocantins Exposição “Antropogênico” segue até dia 14 de janeiro no Palácio Araguaia com entrada gratuita
Tocantins Viabilizado pela Lei Paulo Gustavo, longa-metragem “Entramas” chega a Bangladesh e marca estreia internacional