
O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES-TO) abre as inscrições para o 1º Seminário Estadual Políticas Públicas de Saúde e a População Negra, que ocorrerá nos dias 6 e 7 de novembro de 2025, no Auditório do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE-TO), em Palmas. O evento integra a campanha Saúde sem Racismo, reunindo gestores, profissionais e estudantes da área da saúde para debater políticas e estratégias voltadas à equidade racial no Sistema Único de Saúde (SUS).
A iniciativa é promovida pela SES-TO, em parceria com o Ministério da Saúde (MS), a Secretaria da Igualdade Racial do Tocantins, a Secretaria dos Povos Originários e Tradicionais do Tocantins e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
O seminário tem como objetivo fortalecer a equidade racial no SUS, promovendo debates e trocas de experiências sobre o enfrentamento ao racismo institucional, a qualificação do acolhimento e a disseminação de boas práticas na Atenção Primária e na rede hospitalar.
De acordo com a técnica do Núcleo de Equidade de Gênero, Raça e Etnia da SES-TO, Paula Rey Vilela, “a programação abordará temas essenciais comoRacismo Estrutural e a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra, Letramento Racial e Interseccionalidade na Gestão em Saúde, Territórios Quilombolas e a Atenção Primária, além de debates sobre agravos, assistência e o cadastro da população negra no e-SUS”, ressalta.
São esperados, secretários municipais de saúde, coordenadores da Atenção Primária à Saúde, diretores dos hospitais estaduais e estudantes da área da saúde. As inscrições podem ser realizadas pelo link:https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeJrEVy-D1tYs8M-noMmTCGMVT5Sv0h4-vBKw96pMgCj3OPmw/viewform.
Saúde Estado de São Paulo confirma segundo caso de sarampo em 2025
Saúde Saúde libera mosquitos estéreis para frear reprodução do Aedes
Saúde Um em cada 10 agentes penitenciários teve diagnóstico de depressão
Saúde SUS faz mutirão com 61 mil cirurgias e exames neste fim de semana
Tocantins Governo do Tocantins amplia a rede de proteção ao trabalhador com dois novos Centros de Referência habilitados pelo Ministério da Saúde
Tocantins Governo do Tocantins ultrapassa 15 mil cirurgias eletivas e supera meta projetada para 2025