
O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), convoca a população para participar da campanha de doação de sangue. O objetivo é abastecer os estoques da Hemorrede Tocantins, que, nesta sexta-feira, 17, encontram-se em situação crítica, comprometendo o atendimento aos hospitais públicos e privados de todo o estado.
“Os estoques de sangue estão em níveis muito baixos, o que nos causa grande preocupação. É urgente que pessoas de todos os tipos sanguíneos compareçam às unidades da Hemorrede Tocantins para realizar a doação. Doar sangue é um ato de solidariedade e cuidado com o próximo. Cada doação faz a diferença, e a contribuição de todos é fundamental para salvar vidas”, ressaltou a superintendente da Hemorrede Tocantins, Pollyana Gomes.
Doação
Para ser doador de sangue, é necessário estar em boas condições de saúde, pesar no mínimo 50 kg e não estar em jejum. Recomenda-se evitar alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação, ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24h e estar bem alimentado. Podem doar pessoas com idade entre 16 e 69 anos. Jovens com 16 e 17 anos devem apresentar autorização dos pais ou responsáveis legais, além de documento de identidade original do responsável.
Os doadores podem comparecer a qualquer unidade da Hemorrede Tocantins, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e aos sábados, das 7h às 12h. Para dúvidas ou mais informações, basta ligar para o telefone 0800 000 4626.
Horários de funcionamento das unidades de coleta
As unidades da Hemorrede Tocantins funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h30, e aos sábados, das 7h às 12h30, exceto a Unidade de Coleta de Palmas, Anexo Hospital Geral de Palmas, que atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h30. Os locais de atendimento são: Hemocentro Coordenador de Palmas, Hemocentro Regional de Araguaína, Núcleo de Hemoterapia de Gurupi, Unidade de Coleta e Transfusão de Porto Nacional e Unidade de Coleta e Transfusão de Augustinópolis.
Saúde Estado de São Paulo confirma segundo caso de sarampo em 2025
Saúde Saúde libera mosquitos estéreis para frear reprodução do Aedes
Saúde Um em cada 10 agentes penitenciários teve diagnóstico de depressão
Saúde SUS faz mutirão com 61 mil cirurgias e exames neste fim de semana
Tocantins Governo do Tocantins amplia a rede de proteção ao trabalhador com dois novos Centros de Referência habilitados pelo Ministério da Saúde
Tocantins Governo do Tocantins ultrapassa 15 mil cirurgias eletivas e supera meta projetada para 2025