
A Comissão de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que proíbe a demissão arbitrária de trabalhadores concursados em empresas públicas ou sociedades de economia mista.
O texto aprovado é a versão do relator, deputado Reimont (PT-RJ), para o Projeto de Lei 4433/21 , do deputado Leonardo Monteiro (PT-MG), e outra iniciativa similar. O relator unificou os textos, mantendo o objetivo do projeto original.
“Quando ocorre a desestatização ou privatização de estatais, a consequência lógica é a demissão em massa”, comentou o relator. “O substitutivo pacifica o tema e garante segurança jurídica aos empregados públicos”, continuou ele.
Principais pontos
Diferentemente dos servidores que adquirem estabilidade depois de três anos de efetivo exercício em cargos públicos ( Lei 8.112/90 ), funcionários de estatais estão sujeitos às regras da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) sobre demissões.
Assim, o texto aprovado inclui novos dispositivos na CLT com o objetivo de:
Próximos passos
O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pelas comissões de Trabalho; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, terá de ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.
Câmara Relator da CPMI do INSS acusa advogado de intermediar propina em fraudes previdenciárias
Câmara Comissão aprova prioridade na restituição do Imposto de Renda para vítimas de desastres
Câmara Comissão aprova novas regras para BPC e autoriza uso de videoconferência em avaliações
Câmara Governo afirma que 65% dos professores da educação básica ficarão isentos do Imposto de Renda
Câmara Relator da PEC da Segurança defende recursos federais para equipar e modernizar as polícias
Câmara Especialistas cobram mudanças na legislação sobre terrorismo para enfrentamento do crime organizado