
A Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial da Câmara dos Deputados realiza na quarta-feira (15) audiência pública para discutir os impactos da violência do Estado nas comunidades periféricas. A reunião será realizada no plenário 9, às 15h30.
O debate atende a pedido do deputado Reimont (PT-RJ). Segundo o parlamentar, o objetivo é dar visibilidade às experiências de enfrentamento à violência estatal e discutir políticas públicas de reparação, cuidado e promoção dos direitos humanos.
Reimont destaca a atuação da Rede de Atenção a Pessoas Afetadas pela Violência de Estado (Raave), criada após a chacina do Jacarezinho, no Rio de Janeiro, em 2021. A organização reúne universidades, movimentos sociais e coletivos periféricos para oferecer suporte psicossocial e promover redes de cuidado integral.
“A violência de Estado nas periferias brasileiras, marcada por ações letais e violações sistemáticas de direitos, constitui uma das mais graves expressões das desigualdades estruturais no país”, afirma.
Câmara Comissão de Cultura aprova exigência de descentralização dos investimentos feitos via Lei Rouanet
Câmara Comissão aprova obrigatoriedade de álcool em gel e cartazes sobre higiene em hospitais
Câmara Comissão aprova reduzir carga horária de agente de saúde para 30 horas semanais