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Procon Tocantins notifica operadora Vivo por falhas na prestação de serviço no município de Alvorada

Órgão solicitou apresentação de esclarecimentos técnicos sobre interrupções, comprovação das medidas adotadas para regularizar o sinal, informações...

10/10/2025 às 10h36
Por: Redação Fonte: Secom Tocantins
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Notificação foi emitida com base nos artigos 6, 20, 22 e 55 do Código de Defesa do Consumidor - Foto: Procon/Governo do Tocantins
Notificação foi emitida com base nos artigos 6, 20, 22 e 55 do Código de Defesa do Consumidor - Foto: Procon/Governo do Tocantins

O Procon Tocantins notificou, nesta sexta-feira,10, aempresa Telefônica Brasil S.A. (Vivo) após diversas reclamações de consumidores sobre a ausência de sinal de telefonia móvel e internet no município de Alvorada. De acordo com os relatos, as interrupções ocorrem de forma frequente e prolongada desde o início deste mês de outubro, sem que a operadora apresente uma solução efetiva.

De acordo com o superintendente do Procon Tocantins, Euclides Correia, o fornecimento adequado e contínuo dos serviços de telecomunicações é um direito básico do consumidor. “O consumidor não pode ser penalizado por falhas constantes em um serviço essencial pelo qual paga todos os meses. É obrigação da operadora garantir o funcionamento regular e tomar as providências necessárias para corrigir as falhas identificadas”, destaca o superintendente.

A notificação foi emitida com base nos artigos 6º, 20, 22 e 55 do Código de Defesa do Consumidor (CDC), além das leis nº 8.987/95 e 9.472/97, que tratam da continuidade e qualidade dos serviços públicos essenciais.

O órgão solicitou que a empresa apresente, no prazo de três dias úteis, esclarecimentos técnicos sobre as causas das interrupções, a comprovação das medidas adotadas para regularizar o sinal, informações sobre eventuais compensações aos consumidores prejudicados, além de um plano preventivo e corretivo para evitar novas falhas.

O diretor de Fiscalização, Magno da Silva, reforça que a atuação do Procon tem como foco garantir que a empresa adote medidas imediatas para solucionar o problema e evitar reincidências. “O Procon está atento às demandas dos consumidores e cobrará da operadora um posicionamento transparente e técnico. Caso a empresa não cumpra as determinações, poderá responder administrativamente, conforme prevê o Código de Defesa do Consumidor”.

Importante

O Procon Tocantins ressalta ainda a importância da participação dos consumidores por meio do registro de denúncias e reclamações, para que o órgão possa identificar falhas recorrentes, adotar medidas de fiscalização e garantir que os direitos do consumidor sejam respeitados.

Denúncias podem ser feitas pelo WhatsApp: (63) 9 9216-6840.

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