
Com foco na saúde da mulher e em alusão aoOutubro Rosa, o Governo do Tocantins, em parceria com o Ministério da Saúde (MS) promoverá consultas e exames para mulheres. A ação disponibilizará uma Unidade Móvel, a partir do dia 10 de outubro, às 10 horas, no Hospital de Amor. A iniciativa envolve equipes da Secretaria de Estado da Saúde (SES/TO) e o programaAgora tem Especialistas.
A ação integra o programaAgora Tem Especialistas, que vem mobilizando unidades móveis em todo o país e, agora, também no Tocantins. As unidades são totalmente equipadas para a realização de consultas especializadas e serviços voltados à prevenção e ao cuidado da saúde da mulher, com ênfase na detecção precoce do câncer. A iniciativa representa um passo importante na eliminação de filas e na promoção de uma saúde mais ágil e acessível para todas as mulheres tocantinenses.
Os atendimentos ocorrerão por meio das Ofertas de Cuidados Integrados (OCIs), com a formação de filas específicas para a açãoOutubro Rosa. As pacientes serão agendadas com data e horário definidos, garantindo acolhimento humanizado com o fluxo assistencial coordenação pela Central Estadual de Regulação (CER) da SES/TO.
“A ação é uma oportunidade de fortalecer os serviços que já são ofertados, ampliar o acesso e iniciar a execução das Ofertas de Cuidado Integrado no Tocantins. Este cuidado é uma preocupação do governador Laurez Moreira e parcerias, como a do Ministério da Saúde, é muito importante”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Vânio Rodrigues.
“A forma como o atendimento está sendo organizado. As mulheres não vão mais precisar enfrentar filas enormes ou madrugar para conseguir uma vaga. Tudo está sendo feito por meio das Ofertas de Cuidados Integrados, com agendamento por data e horário, garantindo um atendimento humanizado, acolhedor e sem correria. É uma alegria enorme fazer parte dessa história e poder dizer que o Tocantins está vivendo um novo tempo na saúde da mulher", destacou a apoiadora locorregional do programaAgora Tem Especialistano Tocantins, Soraia Roges Jordy Sant´Ana.
A superintendente de Políticas de Atenção à Saúde (SPAS) da SES/TO, Jucimária Dantas, pontuou que “no dia 10, será realizado o lançamento do programaAgora Tem Especialistasno Tocantins, com a atuação de unidades móveis viabilizadas pela [AGSUS] Agência Brasileira de Apoio à Gestão do Sistema Único de Saúde. A representante da AGSUS já está em Palmas para apoiar a organização da estratégia de atendimentos e contribuir com a pauta do grupo condutor”.
Saúde Estado de São Paulo confirma segundo caso de sarampo em 2025
Saúde Saúde libera mosquitos estéreis para frear reprodução do Aedes
Saúde Um em cada 10 agentes penitenciários teve diagnóstico de depressão
Saúde SUS faz mutirão com 61 mil cirurgias e exames neste fim de semana
Tocantins Governo do Tocantins amplia a rede de proteção ao trabalhador com dois novos Centros de Referência habilitados pelo Ministério da Saúde
Tocantins Governo do Tocantins ultrapassa 15 mil cirurgias eletivas e supera meta projetada para 2025