O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), apoia o Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas) na realização da 15ª Conferência Estadual de Assistência Social, que ocorre nos dias 14, 15 e 16 de outubro, no auditório do Colégio Estadual Professora Elisângela Glória Cardoso, em Palmas.
A Conferência tem como tema20 Anos do Sistema Único de Assistência Social (Suas): Construção, Proteção Social e Resistênciae contará com cerca de 500 participantes, incluindo conselheiros, representantes do governo, sociedade civil, gestores municipais, estaduais e federais. Na ocasião, serão discutidas as propostas do Tocantins, que devem ser levadas à etapa nacional, em Brasília/DF, no período de 6 a 9 de dezembro de 2025.
As Conferências têm o objetivo de avaliar a política de Assistência Social e definir diretrizes para o aprimoramento do Suas, proporcionam espaços amplos e democráticos de discussão e articulação coletivas em torno de propostas e estratégias reunindo governo, sociedade civil organizada e beneficiários da política de Assistência Social.
A presidente do Ceas, Nágila Práigida, explica que a Conferência de Assistência Social envolve três etapas, municipais, estaduais e a nacional. As etapas municipais já ocorreram; a estadual ocorre de 14 a 16 de outubro e a Nacional está prevista para dezembro.
Segundo a secretária da Setas, Ana Carina Souto, as conferências são um importante instrumento de gestão compartilhada: “Nada melhor que reunir todos os envolvidos na política pública de assistência social para pensá-la e aprimorá-la. O Governo do Tocantins apoia e participa dessa inciativa”, completa a gestora.
Programação
A abertura oficial e a palestra magna ocorrem no dia 14 de outubro, a partir das 19 horas. No dia 15, a programação será das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas; e dia 16, das 8 às 12 horas.
Conselho
O Conselho Estadual de Assistência Social é um órgão superior de deliberação colegiada. No Tocantins, é vinculado à Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas) e responsável por acompanhar, fiscalizar e regulamentar a Política Estadual de Assistência Social.