A celebração dos 37 anos de criação do Tocantins, nesse domingo, 5 de outubro, foi marcada por manifestações culturais que ressaltaram a identidade e a ancestralidade do povo tocantinense. O evento, realizado ao lado da Pedra Fundamental, na Praça dos Girassóis, em Palmas, teve como destaque a apresentação da tradicional Suça, além da execução dos hinos Nacional e do Tocantins ao som da sanfona.
A abertura da programação contou com a performance do Grupo de Suça Tia Benvinda, da cidade de Natividade, uma das expressões culturais mais representativas do estado, especialmente no sudeste tocantinense.
Suça
A Suça é uma manifestação cultural de matriz afro-brasileira, com raízes que remontam às tradições quilombolas. É marcada por cantos e danças de roda, acompanhadas por instrumentos como a viola, o tambor e o pandeiro. A Suça é uma celebração coletiva da ancestralidade, da resistência e da fé. No Tocantins, é especialmente forte em municípios como Natividade, Arraias e Chapada da Natividade.
O jovem suceiro Luis Felipe Albuquerque celebrou a oportunidade de se apresentar no aniversário do Estado. “É um marco poder participar dos 37 anos do Tocantins. Mostrar nossa cultura para todos é maravilhoso!”, afirmou.
A professora Verônica Tavares, responsável pelo grupo, destacou o significado profundo da Suça para a história do povo tocantinense. “A Suça é mais que uma dança, ela é carregada de significados e ancestralidade. Para nós, é de grande importância trazer nossas tradições, trabalhar a ancestralidade. Levar isso para as crianças e adolescentes e participar desse momento é muito especial!”, declarou.
Tradição e talento
Outro momento emocionante da cerimônia foi a execução dos hinos Nacional e do Tocantins pelo sanfoneiro Manoel Braga, conhecido artisticamente comoPedra de Fogo, em parceria com a Banda da Polícia Militar. Com vasta trajetória na música regional, Pedra de Fogo foi integrante de uma das primeiras bandas de forró do estado. “É uma honra para mim, tocar nos 37 anos do Tocantins. É um prazer muito grande. Os parabéns são para o Estado, mas também para mim, que faço parte dessa história!”, comemorou.
Valorização da cultura
Durante seu pronunciamento, o governador Laurez Moreira reforçou o compromisso de sua gestão com a valorização da cultura regional. “Em nossa gestão, fazemos questão de valorizar nossa cultura. Parabenizo todos os artistas regionais que representam a força e a alma do Tocantins”, destacou.
A secretária interina da Cultura, Valéria Kurovski, acompanhou a programação ao lado da assessora de gabinete Lara Faez, do superintendente de Fomento e Incentivo à Cultura, Antônio Miranda, e demais servidores da pasta. Ela agradeceu o empenho da atual gestão na promoção da cultura tocantinense. “O Tocantins tem uma riqueza cultural imensurável, e isso foi representado de forma brilhante pelas apresentações da Suça e do sanfoneiroPedra de Fogo. Isso demonstra o quanto o Governo do Tocantins está comprometido em fomentar essas tradições que fazem parte das raízes do nosso povo”, ressaltou a secretária.
Momentos de reflexão e oração foram conduzidos pelo apóstolo José Aldimiro; e do arcebispo de Palmas, Dom Pedro Brito Guimarães. O arcebispo fez questão de enaltecer a valorização da cultura tocantinense em sua fala, parabenizando a Gestão Estadual pela escolha da apresentação de Suça, expressão cultural tão presente nas raízes do estado.
Presenças e homenagens
Entre as autoridades presentes, o prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, discursou relembrando figuras marcantes na história do Tocantins, como seu pai, o ex-governador Siqueira Campos, Raimundo Boi, Moisés Avelino, entre outros. Na ocasião, o gestor sancionou oficialmente a lei que muda o nome da Avenida Teotônio Segurado para Avenida Siqueira Campos, em homenagem ao criador do estado.
O ex-deputado federal e primeiro vice-governador do Tocantins, Darci Coelho, também parabenizou o Tocantins por sua trajetória de conquistas e relembrando as dificuldades enfrentadas nos primeiros anos da criação do estado.
A solenidade também contou com a presença do primeiro tocantinense a nascer no dia 5 de outubro, Tiago Guerra; além da presença da primeira-dama do estado e desembargadora Ângela Prudente; da primeira-dama de Palmas e secretária municipal de Assistência Social, Polyana Cirqueira, acompanhada da filha Gabriela Siqueira Campos; do senador Irajá; do deputado estadual Eduardo Mantoan; do vice-prefeito de Palmas, pastor Carlos Veloso; além de secretários estaduais, prefeitos, servidores e comunidade em geral.
Ao final do evento, a cantora Patrícia Araújo emocionou o público ao interpretar oHino ao Tocantins, composto por Genésio Tocantins, em mais uma homenagem à cultura e à identidade do povo tocantinense.