
Por Secom Gurupi
A Prefeitura de Gurupi assinou nesta sexta-feira, 03, a ordem de serviço para implantação do sistema de videomonitoramento urbano “Olho Vivo”, que vai reforçar a segurança pública no município. O ato contou com presença da prefeita Josi Nunes e da senadora Professora Dorinha, responsável pela destinação do recurso de R$ 3.893.217,62 para viabilizar o projeto. Várias autoridades e lideranças locais também prestigiaram a solenidade.

O sistema será implantado pela Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação e terá 88 câmeras de alta tecnologia, distribuídas em pontos estratégicos da cidade, todas interligadas por fibra óptica à central de monitoramento instalada no prédio d 4º Batalhão da Polícia Militar. A estrutura contará com servidor em datacenter na Prefeitura, duas estações cliente e oito monitores profissionais de 49 polegadas, que ficarão à disposição da PM para acompanhamento em tempo real.
Com a assinatura, toda essa estrutura já está autorizada a ser licitada pela Secretaria para aquisição e instalação da aparelhagem, para iniciar a operação do sistema que vai reforçar a segurança pública no município.

A prefeita Josi Nunes destacou a importância do investimento para a população. “Estamos dando um passo fundamental para tornar Gurupi uma cidade mais segura. O sistema ‘Olho Vivo’ vai auxiliar a Polícia Militar e trazer mais tranquilidade para as famílias gurupienses. É uma conquista que só foi possível graças à parceria com a senadora Dorinha, que destinou os recursos necessários para este projeto”, afirmou.

A senadora Professora Dorinha ressaltou que a iniciativa é fruto de um planejamento atento às demandas locais. “Este é um investimento que vai salvar vidas, prevenir crimes e apoiar as forças de segurança. Fico muito feliz em contribuir para que Gurupi tenha um sistema moderno, eficiente e que coloca a tecnologia a serviço da proteção da população”, destacou.

O comandante do 4º Batalhão da Polícia Militar, Tenente-Coronel W. Costa, reforçou a relevância do sistema para o trabalho policial. “Com o Olho Vivo, teremos condições de atuar de forma mais rápida e preventiva. O monitoramento em tempo real e a tecnologia de leitura de placas de veículos vão ampliar nossa capacidade de resposta e reduzir os índices de criminalidade na cidade”, declarou.

A gestão municipal destacou ainda que o sistema foi projetado após levantamento técnico das principais demandas de segurança em Gurupi, garantindo eficiência e adequação às necessidades locais. A previsão é de que a instalação seja iniciada imediatamente após a assinatura da ordem de serviço.
Tocantins Governo do Tocantins estabelece novas regras para ocupação de praias sazonais e reforça proteção ambiental
Tocantins Governo do Tocantins manifesta solidariedade ao povo venezuelano e oferece apoio às operações de resgate
Tocantins Detran realiza quinto leilão do ano com mais de 200 veículos em Paraíso do Tocantins
Gurupi - TO Comunicado: etapa do Vem Ver Gurupi é cancelada após descumprimento de agenda por empresa responsável
Geral Mega-Sena sorteia prêmio estimado em R$ 3,5 milhões nesta quinta-feira
Geral Chuva no RJ cancela show em transmissão gratuita de jogo do Brasil
Geral STJ decide que Rogério Andrade deve permanecer em presídio federal
Tocantins Operação Mulher Segura mobiliza Forças de Segurança em ação integrada de combate à violência contra a mulher no Tocantins
Tocantins Governo do Tocantins inicia vazio sanitário da soja no dia 1º de julho como estratégia de controle da ferrugem asiática