O Governo do Tocantins, por meio do Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran/TO), promoveu, entre os dias 16 e 30 de setembro, 92 ações educativas em 11 municípios, durante a Semana Nacional do Trânsito. As atividades foram desenvolvidas por educadores e agentes de trânsito, em parceria com instituições locais, alcançando 13.589 pessoas em todo o estado.
Foram realizadas blitzes educativas, palestras, apresentações teatrais, rodas de conversa e panfletagens, com o objetivo de estimular a reflexão sobre a forma como nos deslocamos nas cidades e os impactos da imprudência no trânsito para o meio ambiente e para o bem-estar da população.
O presidente do Detran/TO, Romildo Santos, avaliou positivamente as ações da campanha. “Ao longo da Semana Nacional de Trânsito, trabalhamos intensamente em diferentes frentes, como blitzes, palestras e teatros, com o intuito de sensibilizar a população sobre a responsabilidade de cada um na construção de um trânsito mais seguro e humano.”, avaliou o presidente.
A gerente de Educação para o Trânsito, Hélida Christina Noronha, destacou que o trabalho de conscientização é contínuo. “Neste período, intensificamos as ações para alcançar o maior número de pessoas possível, mas a educação no trânsito acontece durante todo o ano. Desde janeiro, temos atuado em escolas, empresas, órgãos públicos e avenidas, e até dezembro outras mobilizações ainda serão realizadas”, destacou a gerente.
Ações de conscientização
Ao longo deste ano, o Detran/TO já realizou diversas campanhas, operações e mobilizações voltadas à educação para o trânsito, com o objetivo de sensibilizar a população sobre os índices de sinistros e mortes no estado. Entre as principais iniciativas estão a Operação Volta às Aulas, a Operação Folião Seguro, a Campanha Maio Amarelo, a Semana Estadual de Trânsito e a Operação Verão Seguro.