Com o olhar atento a sobrecarga emocional, física e social enfrentada por mães e responsáveis das crianças com deficiência ou outros transtornos, a equipe do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Pequeno Príncipe, situado na Arno 43 (407 Norte), está desenvolvendo o projeto ‘Fortalecendo Laços’, voltado ao acolhimento e apoio às famílias dos alunos matriculados na unidade educacional.
A iniciativa nasceu da percepção da equipe multiprofissional composta por orientador educacional, psicóloga e assistente social que acompanha e observa de perto as dificuldades que mães e responsáveis passam. Muitas vezes assumem sozinhos o cuidado integral dos filhos. Realidade, que de acordo com a equipe, além de impactar a saúde das famílias, também interfere diretamente no desenvolvimento das crianças.
Com encontros mensais, o projeto vem promovendo apoio emocional e formativo, fortalecendo assim a parceria família-escola e as redes de apoio que favoreçam a inclusão escolar e a autoestima das famílias. “A intenção dos encontros é dar voz a essas mães, oferecer informações de qualidade e, principalmente, construir espaços de escuta e acolhimento”, citou a diretora do Cmei, Claudilene dos Santos.
Dentre as atividades do Fortalecendo Laços estão rodas de conversa e dinâmicas de grupo, palestras com especialistas em psicologia, direito, saúde e inclusão e momentos de autocuidado e bem-estar, com práticas como relaxamento, musicoterapia e apoio emocional. As mães ainda reforçam a rede de apoio por meio das parcerias e trocas entre as próprias famílias participantes.
Claudilene dos Santos destaca que os resultados já percebidos são a elevação da autoestima das mães, maior participação da família na vida escolar, além da criação de vínculos de solidariedade e estratégias de enfrentamento compartilhadas.
A equipe multiprofissional do Cmei conta que um dos desafios foi adequar os encontros à rotina das mães, muitas vezes sobrecarregadas, mas a adesão foi considerada positiva.
Texto: Milena Botelho
Edição: Denis Rocha