Terça, 30 de Setembro de 2025
36°

Parcialmente nublado

Palmas, TO

Geral Tocantins

Adapec prorroga campanha de declaração de informações pecuárias na Ilha do Bananal até 10 de outubro

Prazo que encerraria dia 30 de setembro foi prorrogado por mais 10 dias

30/09/2025 às 15h40
Por: Redação Fonte: Secom Tocantins
Compartilhe:
Os proprietários de bovinos e de outras espécies de animais localizados na Ilha do Bananal devem fazer a declaração obrigatória de informações pecuárias - Foto: Keven Lopes/Governo do Tocantins
Os proprietários de bovinos e de outras espécies de animais localizados na Ilha do Bananal devem fazer a declaração obrigatória de informações pecuárias - Foto: Keven Lopes/Governo do Tocantins

O Governo do Tocantins, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), informa que foi editada a Portaria nº 273/2025, que prorrogou até o dia 10 de outubro o prazo para os proprietários de rebanhos bovinos e de outras espécies de animais localizados na Ilha do Bananal fazerem a declaração obrigatória de informações pecuárias. A campanha encerraria nesta terça-feira, 30, porém ainda existem retiros na Ilha em que os animais não foram declarados à Adapec.

O responsável técnico pelo Programa Estadual de Vigilância em Febre Aftosa da Adapec, João Eduardo Pires, alerta que a declaração é obrigatória e que quem deixar de fazê-la pagará multa no valor de R$ 127,69 por propriedade (retiro), além de ter a ficha de movimentação bloqueada até a regularização.

Vale destacar que a Adapec não realiza a campanha de declaração de informações pecuárias presencialmente dentro do território da Ilha, como acontecia com a vacinação contra a febre aftosa. Portanto, os proprietários de animais devem procurar os escritórios da Agência nos municípios de Formoso do Araguaia, Lagoa da Confusão, Dueré, Sandolândia, Santa Rita e Pium.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.